Notícias
PREVENÇÃO
Vacinação contra febre amarela será ampliada em Limeira
09/05/2018 | 17h45
Vacinação contra febre amarela será ampliada em Limeira

A vacinação contra febre amarela será intensificada pela Prefeitura de Limeira, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica, a partir do próximo sábado (12). A iniciativa atende orientação do Ministério da Saúde, responsável por encaminhar as doses ao município.

 

O procedimento é indicado a crianças a partir dos 9 meses e não há limite de idade. No entanto, pessoas acima de 60 anos precisam apresentar uma carta de indicação do médico. As restrições da vacina são para gestantes e pacientes imunodeprimidos.

 

A intensificação da vacinação contra febre amarela coincide o Dia D da campanha da gripe, marcado para este sábado (12), das 8h às 17h. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Amélia Maria P. da Silva, esclarece que não há impedimento para receber no mesmo dia as duas vacinas.

 

Ela também destacou que Limeira não é considerada área de risco para febre amarela, porém muitas regiões do país apresentaram casos, e como a população se desloca com frequência para esses locais, o Ministério da Saúde estabeleceu a estratégia da vacinação, liberando as doses para diversos municípios do Estado, incluindo Limeira.

 

Sobre a doença

 

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido pela picada dos mosquitos infectados. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A doença possui dois ciclos de transmissão: silvestre e urbano. Atualmente, o ciclo da doença é silvestre, com transmissão por meio de vetor (mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes).

 

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. A maioria das pessoas melhora após estes sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% desenvolvem uma forma mais grave da doença.

 

Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal) e, eventualmente, choque e insuficiência múltipla de órgãos, podendo ocasionar a morte. Fonte: Ministério da Saúde.

 

Confira os locais de vacinação:

Unidades de Saúde

Endereço

Planalto

Rua Prof. Ely A. Campos, s/nº

Vista Alegre

Rua Maria M. de Oliveira, s/nº

Cecap

Av. Fausto E. dos Santos, s/nº

Jd. Aeroporto

Rua Antonio de Luna, s/nº

Jd. Nova Europa

Elisa Stalberg, 366

Nossa Senhora das Dores 1

Av. Frei J. das Mercês, 50

Nossa Senhora das Dores 2

Av. Vitório Bortolan, s/nº

Morro Azul

Rua Osvaldo Bertoline, 500

Pq. Hipólito 1

Rua Arlinda Abreu Ribeiro s/nº

Abílio Pedro

Rua Agostinho Gianoto, s/nº

Graminha

Rua Luis Pereira do Prado, 156

Nova Limeira

Rua José Fontanin, 179

Nova Suíça

Rua Vereador Samuel Berto, s/nº

Novo Horizonte

Rua Nelson F. da Silva, s/nº

Tatu

Rua Alberto Pelegrino, s/nº

Vigilância Epidemiológica

Av. Ana C. B. Levy, 650

Notícias recomendadas para você