POESIA
Bibliotecas terão programação dedicada a Vinicius de Moraes
09/05/2018 | 17h28
Bibliotecas terão programação dedicada a Vinicius de Moraes

O poeta Vinicius de Moraes estará em evidência na próxima semana, quando a Biblioteca Pedagógica e a Biblioteca Municipal Prof. João de Sousa Ferraz, dentro do projeto Bibliotecas do Parque, realizam atividades voltadas ao tema. No dia 16, alunos das escolas Profª Marcia Ap. Della Coletta Sillmann, Prada, Limeira, Maria Ap. Machado Julianelli, Egle Maria Ciarrochi e Prof. Arlindo de Salvo farão apresentações artísticas inspiradas na obra do autor. O evento é voltado aos alunos da rede e ocorre no Teatro Nair Bello, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h. De 14 a 25, as bibliotecas também recebem exposição de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes.

Segundo a coordenadora da Biblioteca Pedagógica, Taciana Lefcadito Alvares, a iniciativa irá apresentar a vida e a obra do poeta, destacando poemas infantis do livro “A Arca de Noé”, publicado em 1970. “Essa é uma das obras mais populares do autor, por ter criado um laço com as crianças”, disse. Ela afirmou, ainda, que o programa pretende incentivar o gosto pela leitura e promover a formação de leitores. “Procuramos mobilizar as escolas municipais quanto aos projetos de leitura, por meio de ações continuadas e sustentáveis”, completou.

Biografia

O poeta e compositor nasceu em 19 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro. Em 1929, iniciou o curso de Direito da Faculdade Nacional do Rio de Janeiro. Em 1933, ano de sua formatura, Vinicius publica "O Caminho Para a Distância". Em 1946 vai para os Estados Unidos, onde assume o posto de vice-cônsul em Los Angeles. Escreve o livro "Cinco Elegias". Regressa ao Brasil depois do golpe militar de 1964. Volta a exercer regularmente o jornalismo ao assinar crônicas para publicações cariocas. Também dedica-se à poesia e à música popular brasileira. Fez parcerias musicais com Toquinho, Tom Jobim, Baden Powell, Chico Buarque, entre outros. Morre em 1980, de edema pulmonar, no Rio de Janeiro.

Confira a programação do dia 16:

MANHÃ

8h30 – Abertura do evento com a Banda Marcial do CAMPL (maestro Ronaldo Domingos, professor de metais Moisés Junior e músicos Wilson Caetano e Gilson Caetano)

9h – “A Arca de Noé” – EMEIEF Profª Marcia Ap. Della Coletta Sillmann

9h15 – “A Terra Prometida” – EMEIEF Limeira

9h30 – “O Pato” e “A Foca” – EMEIEF Prada

9h45 – “O Pato” – CEIEF Profº Arlindo de Salvo

10h – Visitação da exposição dos projetos escolares nas bibliotecas

TARDE

13h30 – Abertura do evento com a Banda Marcial do CAMPL – Patrulheiros (maestro Ronaldo Domingos, professor de metais Moisés Junior e músicos Wilson Caetano e Gilson Caetano)

13h45 – “Regra Três” – EMEIEF Limeira

14h – “Pot-pourri Vinicius de Moraes” – EMEIEF Maria Ap. Machado Julianelli