14ª EDIÇÃO
Adeus, Palhaços Mortos abre Mostra Municipal de Teatro
07/05/2018 | 14h48
Adeus, Palhaços Mortos abre Mostra Municipal de Teatro

Quem abre a Mostra Municipal de Teatro 2018, amanhã (8), é a Academia de Palhaços com o espetáculo “Adeus, Palhaços Mortos”, às 20h, no Teatro Vitória. A atividade é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

O espetáculo aborda a história de três grandes artistas circenses do passadoque, acidentalmente, se reencontram depois de muitos anos, na antessala de uma agência de empregos. Eles sabem que somente um será escolhido. Suas amizades, memórias, segredos, pequenezas e vilanias ficam, então, expostos e criam, dessa maneira, uma profunda reflexão sobre os fundamentos filosóficos da carreira artística. A sala de espera desse teste, que nunca acontece, se revela um não-lugar, um limbo, onde as três figuras se enxergamcondenadas a rever suas escolhas éticas e estéticas, num exercício infindo de reflexão sobre a resiliência do artista, a urgência e a sacralidade do ofício.

Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início do evento e a classificação é 12 anos.

JURADOS

A Mostra Municipal de Teatro recebe, neste ano, seis espetáculos gratuitos. O grupo de jurados, responsável por selecionar a companhia que representará Limeira na Mostra Nacional, é formado por Walther Rhis, Nic Nilson eMarcos Brytto.

Saiba mais sobre os jurados:

WALTHER RHIS

É jornalista, ator, diretor e autor de peças de teatro, tendo participado de vários festivais como jurado. Foi membro do conselho estadual de cultura do Estado de São Paulo e articulador de grupos de teatro no estado de São Paulo. Foi membro da comissão de seleção de orientadores do projeto Ademar Guerra em sua primeira edição. Participa da Cia. de Teatro Cenarte de Campinas e tem ministrado oficinas de interpretação, iniciação teatral, bonecos a partir da reciclagem e máscaras. Participou ainda ativamente no setor público como professor na escola de governo da Prefeitura de Campinas, ensinando técnicas teatrais e de oratória. Iniciou sua carreira na Academia de Artes Odete Mota Raia, em campinas em 1976. Atualmente, está em cartaz com a peças Dama da noite, de Caio Fernando Abreu, como diretor e produtor.

NIC NILSON

É jornalista, escritor, ator, diretor, roteirista e cineasta. Nic Nilson dirigiu diversos espetáculos teatrais, em São Paulo, como O Grilo e o Vagalume, O Cortiço, Além do Arco-Íris e O Amor Venceu. No cinema dirigiu Van Ghog, O Lucro Acima da Vida, Eu Sou Brasileiro e Vila Da Alegria. Na televisão, foi responsável por novelas e comerciais, como As Cinco Panelas De Ouro, Telecurso 1º e 2º Graus, seriados e especiais nas emissoras Sbt, Globo e Bandeirantes. É ainda autor das obras Mais Forte Do Que O Ódio, A Vaca Foi Pro Brejo e Nem Mais Nem Menos. Como Jornalista, trabalhou em São Paulo no Diário Popular; em Campinas, no Correio do Povo; em Limeira, na Gazeta de Limeira e na Rádio Jornal de Limeira. É produtor na Globo Cine em cinema, séries, comerciais e institucionais.

MARCOS BRYTTO

É ator, pianista, violonista e professor de canto, além de dramaturgo e diretor de 34 espetáculos com 19 premiações de direção e mais 22 prêmios a atores dirigidos por ele. Foi professor de teatro por oito anos em Indaiatuba. É vencedor em 14 editais de produção e criação cultural nos últimos três anos e autor do método de interpretação teatral Biocênica. Em 1999, foi apontado pela Metrópolis como um dos cinco melhores talentos em teatro do ano. Éparceiro do Ministério da Cultura na cadeira de artes cênicas da Universidade Griô na região sudeste, na qual lançará uma tese de teatro intitulada Biocênica. É ainda professor diretor do polo teatral da cidade de Paulínia e contratado permanente da Secretaria Municipal de Educação de Campinas como professor para terceira idade no projeto Viva Mais. Coordenador de 11 edições da Colônia de Férias da petrobrás, bem como do Programa de Criança de 2011 a 2013.
Como músico, é formado em piano pelo Colégio Adventista IASP Hortolândia,violonista autodidata e estudou canto lírico em Tatuí. Produziu e executou várias trilhas sonoras para teatro na Casa aquarela, Centro Cultural Alquimia e Centro Cultural Evolução. É professor e parceiro da Univida e pós-graduadoem Educação com ênfase na Contação de Histórias.