SERVIÇOS PÚBLICOS
Anel Viário recebe iluminação com tecnologia LED
17/04/2018 | 14h56
Anel Viário recebe iluminação com tecnologia LED

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, vai iniciar amanhã (18) a instalação de 170 luminárias dotadas de tecnologia LED no Anel Viário, em trechos das vias Francisco D' Andréa, Luiz Varga e Antônio Cruãnes Filho. A obra faz parte do contrato de recuperação viária do Anel Viário (pista remanescente), por meio da empresa Stavias, em conjunto com a empresa Cardo, habilitada e credenciada para atividades na rede de alta tensão (linha viva). “A implantação dessa tecnologia acarretará em um grande benefício quanto a segurança de motoristas e pedestres”, afirma o prefeito Mario Botion.

Os trabalhos contemplam serviços em rede com alimentadores vivos (linha viva) onde em determinados locais haverá a necessidade de inserção de posteamentos de concreto circular, extensão de linha de alta tensão (AT), instalação de postos de transformação com transformadores de alta e baixa tensão, lançamento e ampliação da rede de alimentação de energia em baixa tensão (BT). Os técnicos da pasta explicam que todas as atividades serão executadas de acordo com as diretrizes técnicas da concessionária de energia Elektro, bem como a implantação dos braços de iluminação pública para a sustentação das luminárias do tipo LED. As obras devem ser finalizadas no prazo de aproximadamente 60 dias.

"As atividades técnicas e operacionais em redes com posteamentos existentes necessitará de interrupções momentâneas por parte da Elektro, uma vez que as atividades serão executadas em conformidade com os procedimentos de segurança adotados e normatizados pela empresa habilitada. As redes serão desligadas e assim que possível restabelecidas já com as instalações efetuadas”, explica o chefe da Divisão de Iluminação Pública, Antonioni Rosada.

BENEFÍCIOS

A Prefeitura também iniciou na semana passada, a instalação e modernização da iluminação pública em rotatórias e canteiros centrais no Anel Viário, em trechos das Vias Francisco D' Andréa, Luiz Varga e Antônio Cruãnes Filho.

A tecnologia LED proporciona maior intensidade de luz com menor consumo em kWh. A vida útil das lâmpadas é mais longa, o que diminui a necessidade de manutenção periódica. O sistema também atende aos requisitos de sustentabilidade (não há emissão de radiação infravermelha e ultravioleta - IV/UV), e reproduz melhor as cores e a uniformidade fotométrica devido ao seu elevado Índice de Reprodução de Cor (IRC). As luminárias com a nova tecnologia não possuem em sua composição metais pesados, como chumbo e mercúrio. Desse modo, não há necessidade de descartes especiais, como ocorre com as lâmpadas fluorescentes ou por meio de reações químicas.