CONTRA GREVE
Tribunal acata recurso e obriga servidor manter trabalho
28/03/2018 | 16h57
Tribunal acata recurso e obriga servidor manter trabalho

O Tribunal de Justiça (TJ), por meio da sua primeira vice-presidência, determinou no início da tarde desta quarta-feira (28) que pelo menos 70% dos servidores municipais de Limeira se apresentem para trabalhar regularmente em seus postos de trabalho. A decisão ocorreu em recurso movido pela Prefeitura de Limeira em relação a despacho do dia anterior do TJ, que havia rejeitado pedido inicial feito pelo município.

A decisão terá que ser acatada de forma imediata sob pena de multa diária de R$ 5 mil que será aplicada aos sindicatos da categoria.

Durante entrevista coletiva concedida no início desta tarde a respeito das negociações salariais relativas ao dissídio coletivo da categoria, o prefeito Mario Botion informou que haverá desconto pelo dia faltado durante a paralisação.

Na entrevista, o prefeito reiterou que o reajuste oferecido de 2,84% não sofrerá alteração no seu percentual. Botion fez uma exposição lembrando o cenário de crise econômica existente no país e também sobre as dificuldades financeiras e orçamentárias do município. “Oferecemos nosso limite, isse vem sendo falado desde o início das negociações pelos nossos secretários”, observou.

O prefeito lembrou que, apesar das dificuldades, todos os compromissos com os funcionários estão sendo honrados. “Salários estão sendo pagos em dia, diferente do que ocorre em outros municípios”, exemplificou. Lembrou ainda que, em nenhum momento, se pensou em aumentar o custo do plano de saúde dos servidores, que são extensivos para dependentes, incluindo pais. Botion afirmou ainda que o seu governo age sem qualquer truculência e está sempre aberto ao diálogo.

Antes do prefeito, falaram os secretários Luiz Alberto Battistella (Administração) e José Aparecido Vidotti (Fazenda). Ambos mencionaram o impacto que o reajuste oferecido pela Prefeitura implicará ao município. Demonstraram ainda a inviabilidade de se conceder percentual maior.

Com o reajuste de 2,84%, o pagamento do salário do funcionalismo comprometerá 47,42% da receita corrente do município. Em 2017, esse patamar era menor, de 46,85%.

Battistella, que conduziu as negociações com os sindicatos, lembrou ainda que a atual administração sempre agiu com correção em relação as entidades sindicais. “Em nenhum momento fomos para a Mesa fazer leilão”, citou.

Além do aumento de 2,84%, o município ainda atendeu – ou atenderá, conforme demandas da legislação – 33 itens que representam cláusulas sociais reivindicadas pelos sindicatos. “Uma delas foi desengavetar uma proposta de 8 anos de doação de uma área para o Sindsel construir moradias para os servidores”. “Em breve, o sindicato poderá passar a escritura da posse dessa área”, disse o prefeito.