CONVÊNIO
Fechado acordo entre Limeira e Cordeirópolis sobre rodovia
20/03/2018 | 18h02
Fechado acordo entre Limeira e Cordeirópolis sobre rodovia

Os prefeitos Mario Botion (Limeira) e José Adinan Ortolan (Cordeirópolis) fecharam com assinatura de convênio acordo entre os dois municípios em relação a rodovia que liga as duas cidades, a Dr. Cássio de Freitas Levy (conhecida como Limeira/Cordeirópolis). Os termos do acordo foram apresentados durante entrevista coletiva ocorrida na sala de reuniões do gabinete do Edifício Prada.

O convênio, que ainda será submetido a análise das Câmaras Municipais de Limeira e de Cordeirópolis, prevê vários aspectos – dentre os quais a contratação de um estudo de modelagem (que envolva viabilidade técnica e financeira) para transferir a gestão da rodovia para a iniciativa privada.

“Nossa tarefa vem sendo enfrentar os problemas do município e resolvê-los. Nesse caso, houve uma ampla discussão com o prefeito Adinan até chegarmos a um entendimento que contemple os dois municípios”, relata Botion. “Estamos celebrando hoje um momento importante e histórico de relacionamento que mantemos com Limeira”, afirma Ortolan.

O acordo encerrará polêmica que se arrasta desde 1993, quando foi criada a praça de pedágio na rodovia. Litígios entre as duas partes na esfera judicial deverão ser encerrados após o acordo. Cordeirópolis tinha uma demanda antiga de cobrança de parte dos recursos arrecadados com o pedágio – cuja legislação estabelece que os valores sejam utilizados em investimentos para a manutenção do Anel Viário e também da malha viária da rodovia.

OBRAS

O convênio estabelece que valores do pedágios continuarão sendo investidos na manutenção da rodovia e do Anel Viário, mas que também contemple Cordeirópolis com duas obras – construção de alça de acesso do principal trevo de Cordeirópolis na região de entroncamento com a rodovia Washington Luís. Pelo acordo, o investimento será feito em 2019. Outro investimento com os recursos do pedágio será de obras de acesso ao bairro Parati. No convênio, também é contemplada uma obra no início do trecho de Limeira da rodovia.

O instrumento ainda estabelece contratação de empresa para realizar estudos de modelagem da rodovia. A análise tem como objetivo verificar a viabilidade de passar gestão da rodovia para a iniciativa privada, como, por exemplo, por meio de um sistema de concessão.