SAÚDE SOBRE RODAS
Prefeito acompanha atendimento de saúde a pacientes da zona rural
12/03/2018 | 12h15
Prefeito acompanha atendimento de saúde a pacientes da zona rural

O prefeito Mario Botion visitou nesta segunda-feira (12), no bairro dos Loyolas, em Limeira, o Saúde Sobre Rodas. Trata-se de uma unidade de saúde móvel que leva atendimento a locais mais afastados do município, por meio de um ônibus adaptado, com salas para consulta e coleta de exames. Atualmente, cerca de 4.500 pessoas são beneficiadas pela iniciativa em diversas regiões da cidade.

No local, Botion conversou com a equipe da unidade e com moradores que aguardavam pelas consultas. “Devido a sua importância, esse é um trabalho que temos intensificado na nossa gestão, porque o projeto tornou-se uma Unidade de Saúde da Família voltada ao acompanhamento e ao atendimento aos moradores da zona rural. Em nossa proposta de descentralização dos serviços públicos, a iniciativa acaba proporcionando a qualidade da saúde das pessoas”.

Além dos Loyolas, a unidade está presente em outras seis regiões da zona rural, são elas: Lopes, Frades, Pires de Baixo, Pires do Meio, Pires de Cima e Águas Espraiadas. No meio urbano, são contemplados os bairros Geada, Jd. Aeroporto, Parronchi e Residencial Recanto dos Pássaros e o Tiro de Guerra.

Segundo a enfermeira do Saúde Sobre Rodas, Giovana D’Andréa De Nardi Bühl, a equipe é formada por dois médicos, uma enfermeira, um técnico de enfermagem e um auxiliar administrativo. Ela comentou que a grande adesão ao programa está ligada a um estruturado método de comunicação, que recebe o envolvimento de lideranças locais. “Nós sempre deixamos informativos sobre a data da visita com o líder comunitário do bairro, que por sua vez, se encarrega de avisar aos moradores sobre o calendário de visitação do ônibus”, ressaltou.

Nos Loyolas, o Saúde Sobre Rodas recebe apoio de um antigo morador, José Gerônimo, conhecido como “Zé do Pote”. É o comerciante, um tradicional fabricante de objetos cerâmicos, quem informa à vizinhança sobre o cronograma do ônibus. Além disso, faz questão de receber os profissionais com farto café da manhã. “A população da zona rural precisa desse programa. Todos são muito bem atendidos aqui”, afirmou.

Além das consultas, a população tem acesso à coleta de exames de papanicolau, exames de sangue e também pode receber vacinas. Giovana destacou que o acompanhamento aos munícipes inseridos no projeto é intenso. “Caso um paciente apresente alteração nos exames, ele é encaminhamento para atendimento especializado. Se ele tiver dificuldade de locomoção, receberá em casa os integrantes da equipe”, frisou.

Uma das pacientes que aguardavam atendimento era Valdiana Sebastiana Feliciano, de 34 anos, acompanhada da filha menor, de dois anos. A moradora comentou que seria atendida pela terceira vez pelos profissionais e que a presença da unidade no bairro facilitava bastante sua vida. “É muito bom, não preciso ir até o centro da cidade em busca de atendimento”, disse.

Outra paciente, Margarida Rodrigues de Oliveira Silva, de 49 anos, também esperava pela consulta, ao lado de uma filha grávida de nove meses. “Aqui faço exames e consultas. É ótimo para a população”, salientou.

AGENDA

Na quinta-feira (15), a unidade retorna ao Loyolas para coleta de exames, no mesmo horário. Na sexta-feira (16), estará no Residencial Recanto dos Pássaros para promover a campanha de prevenção à tuberculose. Até o final do mês, serão atendidos os moradores dos Frades (19, 20 e 23), Recanto dos Pássaros (21 e 28), Assentamento Elizabeth Teixeira (22), e Pires de Cima (26, 27 e 29).