AUDITORIA
Tribunal reforça Limeira como referência no enfrentamento à Covid-19
21/02/2022 | 19h42
Tribunal reforça Limeira como referência no enfrentamento à Covid-19

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) voltou a mencionar Limeira como referência no enfrentamento à Covid-19, segundo relatório elaborado por agente de fiscalização do órgão estadual. O atendimento a pacientes é tido como destaque.

O documento corresponde a dezembro de 2021 – mês da mais recente auditoria realizada - e já foi dado ciência ao município. O TCE executa este trabalho de forma mensal. Limeira foi citada em outros meses também como referência.

“A manifestação do Tribunal reflete o trabalho que estamos realizando desde o início da pandemia. Trabalho que todo o governo se empenhou no sentido de buscar minimizar, por meio de políticas públicas, os danos provocados pela Covid-19”, afirmou o prefeito Mario Botion. “A criação do grupo técnico de forma imediata para tratar do assunto, citada pelo TCE, foi preponderante no trabalho”, complementa.

O relatório aponta inúmeras iniciativas positivas realizadas pela Prefeitura de Limeira, em especial pela Secretaria Municipal de Saúde. O mesmo trabalho é mantido e reconhecido desde o início da pandemia, em março de 2020.

Entre os apontamentos positivos, o TCE destaca:

a-) formação de equipe multidisciplinar ou comitê de crise (grupo técnico) para avaliações, deliberações e acompanhamentos do planejamento e das ações de enfrentamento;

b-) participação do Conselho Municipal de Saúde no grupo técnico;

c-) divulgação por vários canais sobre medidas sanitárias de enfrentamento à Covid-19;

d-) elaboração de Plano Municipal de Enfrentamento;

e-) existência de instrumentos, como planilha e aplicativos, para o acompanhamento das ações de enfrentamento à Covid-19;

f-) divulgação de atos, receitas e despesas sobre o assunto no portal de transparência.

VACINAÇÃO

No documento, o agente de fiscalização ainda faz menção ao processo de vacinação realizado em Limeira.

Nesse caso, são destacados, entre outros aspectos, a existência de plano municipal de vacinação; a existência de refrigeradores suficientes para armazenamento das vacinas; campanhas para esclarecimentos sobre a vacinação; previsão de vacinação em domicílio para pessoas de grupo de risco; e previsão de acompanhamento das pessoas vacinadas.

Na área de assistência social, são destacados plano de enfrentamento dos efeitos da Covid-19, com a participação do Conselho Municipal de Assistência Social em relação às medidas sociais que foram adotadas.

Também é mencionada como positiva a existência de um Plano de Retomada de Aulas Presenciais realizado pela Secretaria de Educação.