Formato de Carnaval adotado pela Prefeitura agrada foliões
14/02/2018 | 15h16
Formato de Carnaval adotado pela Prefeitura agrada foliões

Os eventos de Carnaval preparados pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, agradaram os foliões que acompanharam a programação desde o início do mês.

Destaque especial para a Escola de Samba Unidos da Terceira Idade que de 80 integrantes do ano passado aumentou para 104 este ano. A escola, coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade do município, abriu as festividades no dia 2 com o “Grito de Carnaval”, na Praça do Museu, e cumpriu concorrida agenda de apresentações, com passagens pela Praça Toledo Barros, Parque Cidade e shoppings centers. “É uma grande alegria para todos nós acompanhar esses jovens da melhor idade esbanjando vigor e alegria de viver”, comentou a presidente do Fundo Social, Roberta Botion.

O prefeito Mario Botion acompanhou toda a programação e disse que estava feliz com o resultado e a participação da população. “Conseguimos atingir nosso objetivo que era retomar e promover um carnaval popular e solidário, com a participação de famílias. Foi isso o que vimos, desde a criança até os mais velhos se divertindo num ambiente muito gostoso”, falou. O chefe do Executivo fez questão de parabenizar todos os integrantes da Escola de Samba da Terceira Idade pelo empenho e animação nas apresentações.

Na tarde da quarta-feira (7) o Fundo Social de solidariedade promoveu no salão do Gran São João o baile de carnaval para os grupos de terceira idade do município, que lotou as dependências do clube. Terezinha de Fátima Ferreira, do grupo Rosa Mística da Ciranda do bairro Teixeira Marques, falou sobre a satisfação de participar da festa.“É muito gostoso estar no Carnaval com todo pessoal da terceira idade, uma cultura que não podemos perder”, comentou.

Na sexta-feira (9) após apresentação da Escola de Samba da Terceira Idade na Praça Toledo Barros, o local ainda recebeu os shows da banda Arthur Giambelli e Rosa Mística. Na tarde do domingo (11), o encontro de blocos reuniu centenas de foliões que dançaram e se divertiram ao som do grupo Pagode Vip. O desfile seguiu até o Parque Cidade, atrás do Trio Elétrico comandado pelo grupo Pagode da Árvore.

O limeirense Gú Brum, amante do Carnaval, aprovou a iniciativa do Carnaval na Praça. “Limeira estava precisando, porque há muito tempo não tinha Carnaval. É um excelente recomeço e este é o caminho”, falou o carnavalesco. “É um orgulho para a família limeirense a praça Toledo Barros”, acrescentou.

No Parque Cidade, os blocos foram recepcionados pelo grupo Trio Patinhas, que resgatou músicas dos antigos carnavais e interpretou sambas-enredo e as tradicionais marchinhas.

No local foi montada uma área de alimentação, mantida por entidades assistenciais, que comercializaram comidas e bebidas.

O ponto alto da programação aconteceu no sábado à noite, no palco do Parque Cidade, com o show do cantor e compositor Royce do Cavaco, puxador oficial de samba enredo da Escola de Samba paulistana Rosas de Ouro. O Cantor, que na noite anterior havia desfilado pela Rosas de Ouro, em São Paulo, fez um show recheado de história e de grandes sambas-enredo de carnavais passados.

Cerca de 1.500 pessoas estiveram presentes. Dona Luiza Helena da Silva, moradora do parque Nossa Senhora das Dores, ficou emocionada em presenciar o evento. “O Royce do Cavaco é muito bom, estou muito feliz em estar aqui assistindo a apresentação de pertinho”, comentou.

Nos quatro dias de Carnaval, a prefeitura ainda apoiou a realização da 13ª edição do “Carnaval da Praça”, na Praça Rosa Granzoto (Nações Unidas) no bairro da Boa Vista, que atraiu grande público. A renda arrecadada na área de alimentação foi revertida em prol da entidade Cantinho do Vovô.

“No ano passado adotamos um formato que deu certo e neste ano evoluímos um pouco mais. Estamos no caminho certo”, afirmou Farid Zaine, secretário de Cultura, que já adiantou que para 2019 mais novidades serão implementadas.