CIDADES
Limeira é premiada pela qualidade do saneamento
06/02/2018 | 15h18
Limeira é premiada pela qualidade do saneamento

Limeira é uma das 14 cidades premiadas pelas condições do saneamento em relação à universalização nas cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. O ranking foi divulgado pela ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária).
O prefeito Mario Botion e o secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto de Campos Guidi participaram do evento de premiação que aconteceu ontem (5), na sede do Conselho Regional de Química na cidade de São Paulo.
O Ranking Abes da Universalização do Saneamento é o mais novo instrumento de avaliação do setor no País, levando em conta indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, bem como coleta e destinação de resíduos sólidos.
“Em Limeira, temos preocupação com a coleta de lixo, que é destinado a um aterro muito bem administrado. A excelência nos serviços de tratamento de água e tratamento de esgoto nos coloca em posição de destaque no país. Mas devemos continuar sempre atentos ao saneamento, melhorando cada vez mais”, disse Guidi.
O secretário lembra que a Lei Federal 11.445/2007 definiu este critério como um dos seus princípios fundamentais que conceitua como “ampliação progressiva do acesso de todos os domicílios ocupados ao saneamento básico”, questão diretamente ligada aos direitos básicos de saúde e moradia, garantidos pela Constituição Federal.
O ranking mostra o indicador final de pontuação máxima de 500% e apresenta um estudo sobre o comportamento de 231 municípios, com dados colhidos junto ao SNIS2 (Sistema Nacional de Informações de Saneamento) e o DATASUS 3 do Ministério da Saúde, divididos em três categorias: Primeiros passos para a universalização (municípios com pontuação abaixo de 450); Compromisso com a universalização (pontuação de 450 a 489); e Rumo à universalização (municípios que apresentaram pontuação acima de 489).

AVANÇOS
O prefeito falou sobre o avanço de Limeira na área de saneamento e o ótimo trabalho desenvolvido pelos parceiros. “Nosso desafio agora é avançar na zona rural, principalmente em função do grande número de condomínios nestas regiões. Desafio de regularizá-los e consequentemente colocá-los dentro das condições de saneamento adequadas”, afirmou.
Botion reforçou que Limeira está na principal faixa e faz parte de um seleto grupo de municípios brasileiros.“É uma questão de gestão pública e estamos muito atentos quanto à qualidade destes serviços prestados à população. É fundamental para melhorarmos cada vez mais a qualidade da saúde pública”, concluiu.
Ao lado de Limeira estão cidades do interior de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná como Araçatuba; Araraquara; Birigui; Curitiba; Franca; Jundiaí; Maringá; Niterói; Piracicaba; Santos; São José dos Campos; Taubaté e Votorantim.