Praça Luciano Esteves terá Espaço Árvore
02/02/2018 | 13h26
Praça Luciano Esteves terá Espaço Árvore

As obras da praça Luciano Esteves, realizadas pela Catedral Nossa Senhora das Dores, irão priorizar a manutenção das árvores e a criação de “Espaço Árvore” entre as vagas de estacionamento de veículos, que é um padrão de canteiro estabelecido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado. O objetivo é garantir uma área para o crescimento pleno das árvores, obedecendo os parâmetros de mobilidade nas calçadas.

A cada quatro vagas para veículos, uma árvore será plantada, oferecendo os benefícios paisagísticos e ambientais de arborização à região central. As árvores saudáveis serão mantidas e todas as demais foram vistoriadas. As plantas que foram removidas estão devidamente licenciadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, com justificativas técnicas.

O secretário Paulo Trigo ressalta que estão sendo removidas árvores exóticas, entre elas as chamadas falsas-Murtas. Essas plantas hospedam o psilídeo ou Greening, doença que ataca as culturas de cítricos, como a laranja. “A orientação que temos do estado é a erradicação das falsas-Murtas, que serão substituídas por árvores nativas”, afirma.

OBRAS

A Catedral Nossa Senhora das Dores realiza obras nas ruas laterais da Praça Luciano Esteves. A ação teve início pela Rua Alferes Franco e em seguida será a vez da Rua Santa Cruz. Os carros ficarão a 45 graus da calçada, no mesmo formato das laterais da Praça Toledo Barros. Ao todo, serão disponibilizadas 40 vagas. Será feito corte na praça e, com isso, as ruas ficarão mais largas, com uma faixa a mais para o trânsito.

O projeto, desenvolvido pela igreja, foi discutido e aprovado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana. A pasta irá colaborar com a interdição das vagas de estacionamento. Não haverá prejuízo para o fluxo de veículos.