JOGOS DA INTER
Segurança no Limeirão terá parceria Prefeitura-PM; ambulantes ficarão a 100 metros do estádio
01/02/2018 | 19h31

A Prefeitura de Limeira e a Polícia Militar irão intensificar ações de segurança no Estádio Major José Levy Sobrinho, o Limeirão, durante as partidas de futebol dos campeonatos de 2018. Além do cumprimento do Estatuto de Defesa do Torcedor, as medidas visam o respeito às regras de trânsito e o posicionamento adequado de ambulantes, que deverão manter-se a pelo menos 100 metros de distância do estádio para venda de alimentos e de 200 metros no caso de comercialização de bebidas alcoólicas.

As medidas, que terão participação da Guarda Civil Municipal, de Agentes de Trânsito e das divisões de Fiscalização de Posturas e de Vigilância Sanitária,entrarão em vigor na próxima terça-feira (6), às 20h30, com o jogo entre a Inter de Limeira (SP) e o Rio Branco (AC), pela Copa do Brasil. De caráter permanente, as ações serão novamente adotadas no dia 9, às 20h, com a partida entre a Inter e o Nacional, pelo Campeonato Paulista da série A-2.

Detalhes sobre a implementação do novo esquema de segurança foram acertados na manhã desta quinta-feira (1º), em reunião no Paço Municipal (Edifício Prada), em que estiveram presentes o vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o dr. Júlio, o diretor de Patrimônio da Associação Atlética Internacional (Inter), Adriano Carneiro, o comandante da 5ª Companhia da Polícia Militar, capitão Costa Pereira, os secretários municipais Luiz Augusto Zanon (Esporte e Lazer), Francisco Alves da Silva (Segurança Pública e Defesa Civil) e Daniel de Campos (Assuntos Jurídicos).

“Nosso objetivo é somar esforços para garantir a segurança dentro e fora do estádio durante as partidas de futebol que serão realizadas ao longo desteano em Limeira”, comentou dr. Júlio. O capitão Costa Pereira, por sua vez, agradeceu o apoio e a preocupação da prefeitura nas ações de segurança. “É importante que a gente trabalhe em rede para manter a cultura do futebol e assegurar a realização de partidas ainda mais bonitas”, disse.

O encontro reforça posicionamento do prefeito Mario Botion manifestado desde o início do governo no sentido de proporcionar a integração da área de segurança pública no município, envolvendo todas as forças policiais.

A segurança no interior do estádio ficará sob a responsabilidade da Polícia Militar, enquanto a GCM, agentes de trânsito e fiscais atuarão no seu entorno. Os ambulantes também deverão apresentar alvará e licença, sendo que em caso de desrespeito às regras municipais, estarão sujeitos à multa e apreensão de mercadorias.

Carneiro destacou a necessidade de integração entre o poder público e os clubes de futebol para o cumprimento do Estatuto do Torcedor. “O torcedor deve tratar essas instituições com respeito, é necessário seguir as regras de trânsito e de acesso ao estádio”, comentou.

A reunião também contou com a presença da chefe de Divisão de Vigilância Sanitária, Renata Martins, do chefe da Divisão de Fiscalização de Posturas,Antonio Carlos Donatti Junior, e do chefe de Divisão de Fiscalização da Secretaria de Mobilidade Urbana, Wagner Geromim Valente.

Conheça as principais regras para acesso aos estádios

- não portar objetos, bebidas ou substâncias proibidas;

- consentir com a revista pessoal de prevenção e segurança;

- não portar cartazes, bandeiras, símbolos ou outros sinais com mensagens ofensivas, inclusive de caráter racista ou xenófobo;

- não entoar cânticos discriminatórios, racistas ou xenófobos;

- não arremessar objetos, de qualquer natureza, no interior do recinto esportivo;

- não portar ou utilizar fogos de artifício;

- não incitar e não praticar atos de violência no estádio;

- não invadir e não incitar a invasão, de qualquer forma, da área restrita aos competidores;

- não usar bandeiras, inclusive com mastro de bambu ou similares, para outros fins que não o da manifestação festiva e amigável.

Fonte: Estatuto do Torcedor

Fotos: Secretaria de Comunicação Social