TRÂNSITO DO BEM
Prefeitura realiza campanha para conscientizar motociclistas
18/12/2017 | 18h15
Prefeitura realiza campanha para conscientizar motociclistas

Motociclistas que trafegavam nesta segunda-feira (18) pela Praça Toledo Barro, Avenida Dr. Lauro Corrêa da Silva e Via Antônio Cruãnes Filho, em Limeira, participaram da campanha de conscientização sobre o uso correto do capacete. A iniciativa, que faz parte do programa “Limeira, Trânsito do bem”, é relizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e do sistema 192 Smart, em parceria com o Núcleo de Ensino em Urgências do Samu. Durante a ação, 17 capacetes pintados de branco, e faixas alertando para a questão da imprudência sobre duas rodas, foram posicionados próximos as vias. O número faz referência aos motociclistas que morreram no último ano na cidade em ocorrências de trânsito. “Ao longo do ano intensificamos as campanhas de conscientização e as blitz educativas com objetivo de reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito. Vários temas já foram trabalhados e agora o foco é o motociclista. As ações serão permanentes”, destacou o prefeito Mario Botion.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Oliveira, a estatística de mortes no trânsito no município diminuiu. “De janeiro a outubro deste ano conseguimos reduzir em 36% o número de mortes no trânsito na cidade. A meta é continuar com as ações preventivas buscando a segurança dos condutores e pedestres”, explicou o secretário.

O aplicativo 192 Smart também reforça o mapeamento realizado no município. “A tecnologia permite identificar o local do acidente e agilizar o atendimento. Com a análise desses dados podemos propor campanhas e melhorias para o trânsito. A conscientização dos condutores deve ser frequente, e o mais importante é a mudança de comportamento para que o trânsito seja mais seguro”, ressaltou a médica Adriana Mallet, uma das envolvidas no desenvolvimento do aplicativo.

O material de divulgação distribuído durante a ação traz informações sobre os capacetes regulamentados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), além de outras orientações. “É uma oportunidade para esclarecer dúvidas com os agentes de trânsito, por exemplo, sobre o uso da viseira”, disse o motoboy, Bruno Rodrigo Mendes Figueiredo. “Estas ações são sempre importantes, principalmente a orientação sobre a forma correta de usar o capacete”, afirmou o motoboy, Josuel da Silva Santana.

A campanha será realizada durante este mês. Confira a programação desta semana:

19/12 (terça-feira)

Manhã : Hípica Anel viário

Tarde: Sentido Fórum

20/12 (quarta-feira)

Manhã: Limeirão (sentido centro)

Tarde: Avenida Laranjeiras -Anavec (embaixo da passarela - sentido Boa Vista)

21/12 (quinta-feira)

Manhã: Lago Qualymais

Tarde: Avenida Dr. Antônio de Luna

22/12 (sexta-feira)

Manhã: Avenida Maria Thereza Silveira de Barros Camargo

Tarde: Avenida Gumercindo Araújo

APLICATIVO

Desenvolvido pela startup brasileira SAS Smart, o aplicativo 192 Smart usa a tecnologia embutida em smartphones para detectar colisões e informar automaticamente os serviços de emergência. Ao baixar gratuitamente o aplicativo, o usuário cadastra seus dados médicos, que, no caso de uma ocorrência, são enviados para a Central de Regulação do SAMU, agilizando o resgate.

O app ainda faz uma chamada em viva voz para que o acidentado possa se comunicar diretamente com o SAMU. O serviço de resgate recebe a localização precisa do acidente, informação crucial para agilizar a resposta.

Com um botão para chamada de socorro, o usuário pode ainda acionar o atendimento ao presenciar um acidente, mesmo não estando envolvido. Nesse caso, o SAMU recebe a localização e o nome do solicitante.

O uso da tecnologia reduz a incidência de trotes e abre caminho para um atendimento mais focado em salvar vidas, qualificando os chamados. O 192 Smart está disponível gratuitamente e totalmente integrado ao SAMU de Limeira desde setembro, atualmente com uma base de quase 5 mil usuários ativos na cidade. (Fonte: Sistema 192 Smart)