MOBILIDADE URBANA
Convênio garante investimento de R$ 1,6 mi em segurança no trânsito
12/12/2017 | 18h14
Convênio garante investimento de R$ 1,6 mi em segurança no trânsito

A cidade de Limeira permanece avançando na meta de redução do índice de óbitos no trânsito no Estado de São Paulo. Em parceria com o governo estadual e com o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), o prefeito Mario Botion assinou na manhã desta terça-feira (12/12), no Palácio dos Bandeirantes, um convênio  do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito no valor de R$ 1,6 milhão tendo por objetivo a implantação de medidas de segurança no trânsito nos pontos críticos do município.

O convênio prevê o repasse de recursos para a implantação das ações em cinco etapas ao longo do ano de 2018. Entre as melhorias na segurança do trânsito, está a implantação da semaforização de duas importantes rotatórias do município: na Praça Marcel Daves de Lima, no bairro Cecap, e na Theodoro Kuhl, no Jardim Aeroporto.

O prefeito Mario Botion diz que o convênio ampliará a segurança viária nos pontos prioritários do município, conforme levantamento realizado pelo governo do Estado. “Certamente são medidas que auxiliam na redução de acidentes viários e de óbitos no trânsito. Mesmo antes do convênio, nossa administração tem intensificado campanhas voltadas à educação do trânsito, gerando quedas reais no número de vítimas fatais”, destaca.

A parceria com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, do governo estadual, tem como meta a redução pela metade no número de óbitos no trânsito até 2020. A atual administração tem implementado, desde o início deste ano, medidas educacionais de trânsito que já causaram reflexo na redução desse índice e reconhecimento pelo Estado. No mês passado, por exemplo, o órgão parabenizou a administração municipal pela queda de 36% no número de óbitos no trânsito da cidade.

Secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Oliveira conta que os recursos auxiliarão a cidade de Limeira a atingir a meta proposta pelo governo estadual até 2020, que é a redução de 50% de vítimas fatais. “Com o levantamento feito pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, identificamos os locais essenciais para a implantação de medidas de segurança”, ressalta.

Educação no Trânsito
Proposta idealizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana, o convênio inclui a construção de uma Mini Cidade de Trânsito no Parque Cidade, que será utilizada em campanhas educativas juntamente com as crianças do município. “Será um local fixo, próximo ao Centro de Ciência, onde poderá receber a visita das crianças numa aprendizagem lúdica e atrativa sobre o trânsito”, explica o secretário.

De acordo com o cronograma, a implantação da Mini Cidade do Trânsito está prevista para acontecer na quarta etapa do convênio, prevista para o segundo semestre de 2018. Além desse projeto, a parceria prevê ainda a disponibilização de material para campanhas educativas de trânsito em diversos pontos do município tendo como foco a segurança dos pedestres.

Outras ações
O acordo celebrado com o governo estadual e Detran-SP prevê outras ações com a finalidade de ampliar a segurança dos pedestres e dos motoristas: conjunto de semáforos no cruzamento das ruas Santa Terezinha e Tenente Belizário; faixas elevadas para travessia de pedestres na Via Antônio Cruãnes Filho (Anel Viário) - altura do Parque Cidade e do novo Fórum de Limeira -, na Avenida Maria Thereza de Barros Camargo - em frente ao Colégio Portinari; e sinalização horizontal no Anel Viário em trecho  defronte ao novo Fórum.