PREVENÇÃO
Centro de Saúde faz palestra sobre DSTs em escola
28/11/2017 | 15h09
Centro de Saúde faz palestra sobre DSTs em escola

Alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Jardim Paineiras assistiram nesta terça-feira (28) a uma palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis, dentre elas, HIV, Sífilis, Gonorreia e HPV. A abordagem do tema coube aos profissionais da unidade de saúde do bairro Graminha, que é vinculada à Prefeitura de Limeira.

Segundo a enfermeira e coordenadora do centro de saúde, Carina Raquel Opsfelder Baptistella, a ação foi desenvolvida mediante parceria entre a Secretaria de Saúde e a Diretoria de Ensino – Regional Limeira. “Foi uma boa oportunidade para falar sobre a necessidade do uso de preservativos, tanto masculino quanto feminino. Também pudemos informar quais os principais sintomas dessas doenças. O resultado foi positivo e os alunos participaram ativamente”, frisou.

FIQUE SABENDO

A palestra integrou as atividades em torno do Dia Mundial de Combate à Aids, na próxima sexta-feira (1º de dezembro). Na ocasião, uma equipe do Semil (Serviço Especializado em Moléstias Infectocontagiosas de Limeira), estará na Praça Toledo Barros, no Centro, para distribuir preservativos e material informativo à população. Também haverá testagem rápida para HIV e Sífilis. A ação ocorrerá das 9h às 12h.

Até sexta, a prefeitura também promove a campanha Fique Sabendo. Todas as unidades de saúde da rede municipal e o Semil (Rua Sergipe, 906, na Vila São Cristóvão) farão testes de HIV e de Sífilis, mediante agendamento prévio. Para o procedimento, é necessário apresentar documento com foto e cartão do SUS. Informações podem ser obtidas pelos telefones 3404-9683 (Secretaria de Saúde) ou 3442-4796 (Semil).