DIA NACIONAL DO SURDO
Limeira terá semana especial de atividades
22/09/2017 | 16h44
Limeira terá semana especial de atividades

Em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro, Limeira terá uma semana de atividades. Na segunda-feira, dia 25, Lívia Cristina Cezar, de 30 anos, usará a Tribuna Livre na sessão da Câmara de Limeira. Formada em Pedagogia, Lívia foi atendida pelo Centro Educacional João Fischer – Área Auditiva e falará aos presentes sobre as superações e dificuldades encontradas pelo surdo.

Já na terça-feira, dia 26, haverá um evento na praça Toledo Barros, das 13h às 15h, onde serão distribuídos informativos sobre a deficiência auditiva, com o objetivo de integrar, orientar e sensibilizar a população. O dia ainda terá outras atividades, como realização de exame rápido de sífilis.

E na quinta-feira, dia 28, a ação acontecerá no Senac, das 13h45 às 17h. A atividade foi organizada pelo próprio Senac para os alunos surdos, por meio dos alunos do programa Desenvolvimento e Trabalho, e terá como tema "Semear hoje para colher amanhã".

As atividades são abertas ao público. A semana tem a organização do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal), por meio do Centro Educacional João Fischer – Área Auditiva, em parceria com Secretaria de Saúde, Secretaria de Cultura, OAB, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, Câmara de Limeira e Senac.

Além das ações durante a semana, os atendidos do João Fischer estão participando de festas no centro educacional e de um dia de brincadeiras no Park & Games no Pátio Limeira Shopping. Atualmente o João Fischer - Área Auditiva atende 53 pessoas, de diferentes faixas etárias.

A celebração do Dia Nacional do Surdo é por conta da inauguração da primeira escola para deficientes auditivos no Brasil, em 26 de setembro de 1857. A cor azul turquesa é usada durante todo o mêsde setembro como símbolo da comunidade surda, que representa o conceito "Ser Surdo", com o objetivo de dar visibilidade e sensibilizar toda a sociedade, mostrando as superações e as necessidades de avanços para a inclusão.