FUNDO SOCIAL
Workshop de enfeites natalinos encerra ciclo de atividades do Espaço do Bem em 2022
01/12/2022 | 12h44

Concentrada nos pontos que unem a sianinha dourada ao tecido de feltro vermelho, Avera Hilda Machado, de 68 anos, maneja com habilidade a agulha para terminar a tradicional bota do Papai Noel. Ela é uma das alunas do workshop “Faça você, o seu enfeite de Natal!”. Encerrado ontem (30), o curso foi promovido pelo Fundo Social de Limeira, no Espaço do Bem, e reuniu 12 mulheres que se esmeraram na costura de guirlandas, bolas de Natal, sacolinhas com aplicações natalinas, entre outros enfeites relacionados à data.

“Estou aproveitando muito essas aulas”, comentou Avera, que pretende usar os enfeites na decoração da própria casa. Aposentada, ela trabalhou 17 anos em uma loja de aluguel de vestidos de noiva, onde fazia pequenos ajustes e bordava pedrarias. A experiência nesse emprego, segundo ela, facilitou o desempenho no workshop. “Já peguei o básico”, afirmou. Esse é o segundo curso de Avera no Espaço do Bem, o primeiro foi “Bolo no Pote”. Mais do que aprender uma técnica nova, ela ressaltou que as novas amizades conquistadas durante as aulas foram o maior benefício. “É muito boa a interação entre as pessoas ”, disse.

Desde que foi inaugurado, em março, o Espaço do Bem já ministrou 18 cursos em diferentes áreas, como gastronomia, memória, tecnologia e artesanato. O projeto funciona em uma sala dentro da Biblioteca Pedagógica, repleta de linhas e tecidos, dentre outros materiais para artesanato. Os cursos inserem-se na proposta de curta duração e as aulas sempre dão ênfase ao aspecto prático. A coordenadora do local, Luzileia de Jesus, relatou que todas as atividades são oferecidas gratuitamente aos participantes, assim como o material empregado nos cursos, e que novas atividades já estão sendo programadas para 2023.

"Todas as aulas são ministradas por professores voluntários, que doam seu tempo e conhecimento ao próximo, o que é produzido é doado a quem precisa e essa é justamente a proposta do Espaço do Bem", afirmou a presidente do Fundo Social e primeira-dama, Roberta Botion.

É o caso de Marta Lúcia Santos Oliveira, professora voluntária que lecionou Educação Artística durante 30 anos na Rede Estadual. Atualmente, ela dedica-se ao trabalho voluntário na Associação Integrada de Deficientes e Amigos (Ainda) e, pela primeira vez, participou de uma atividade no Espaço do Bem, como responsável pelo workshop de enfeites natalinos. “Pretendo articular outros cursos aqui”, disse.

Como atitudes positivas geram ações com o mesmo propósito, parte dos trabalhos confeccionados pelas alunas será doada ao Mercado de Natal, que acontece sábado (3) e domingo (4), nos jardins do Edifício Prada. A iniciativa é uma parceria com 16 entidades socioassistenciais, com apoio de secretarias municipais.