ALZHEIMER
Prefeito participa de evento de conscientização na sede da Atapil
21/09/2017 | 17h04
Prefeito participa de evento de conscientização na sede da Atapil

O prefeito Mario Botion participou da abertura de evento que marca o Dia Mundial de Conscientização sobre o Alzheimer. A iniciativa ocorreu na tarde de hoje (21), na sede da Associação dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos de Limeira (Atapil). Marcaram presença o vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o Dr. Júlio, o secretário de Saúde, Gerson Hansen Martins, e a presidente da Atapil, Nair Facco. A realização é do vereador Dr. Marcelo Rossi, que foi um dos palestrantes da tarde.

Botion ressaltou a necessidade de atuar na prevenção da doença. “O conhecimento a respeito do assunto é muito importante, já que só se pode enfrentar um mal que se conhece”. Ele parabenizou o vereador pela iniciativa e destacou a importância das políticas públicas voltadas para as pessoas idosas. Dr. Júlio desejou a todos um excelente aproveitamento do evento. “Atitudes simples como o hábito da leitura, do contato social e da prática de atividades físicas contribuem na prevenção do Alzheimer e na qualidade de vida”, acrescentou. O secretário de Saúde lamentou o fato de a ciência ainda não ter todas as respostas sobre a doença, mas também frisou a importância de toda a população ter conhecimento sobre os métodos de prevenção.

SOBRE O ALZHEIMER

A doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada. Apresenta-se como uma demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada de início, é possível tornar seu progresso mais lento e ter maior controle sobre os sintomas, garantindo maior qualidade de vida ao paciente e à família. Estima-se que existam no mundo cerca de 35,6 milhões de pessoas com a doença. No Brasil, são 1,2 milhões de casos, a maior parte ainda sem diagnóstico.

Fonte: Associação Brasileira de Alzheimer.