PREVENÇÃO
Coordenadores de escolas recebem orientações sobre escorpião
13/09/2017 | 17h54
Coordenadores de escolas recebem orientações sobre escorpião

Coordenadores de escolas da rede municipal participaram nesta quarta-feira (13) de uma palestra sobre “Prevenção aos Escorpiões”, durante um encontro de “Formação de Educação Ambiental”, realizado na sede da Secretaria de Educação. A iniciativa foi resultado de uma parceria entre a pasta e as secretarias de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e de Saúde. O tema foi abordado pela bióloga Daniela Coelho Terossi e pelo educador em saúde Júlio César do Amaral, que atuam na Divisão de Zoonoses da prefeitura.

Daniela falou sobre as medidas preventivas que devem ser adotadas para evitar a ocorrência dos animais, como vedar frestas, instalar telas em ralos, acondicionar o lixo em recipientes fechados, eliminar sobras de reformas (entulho e madeira) entre outros. Em caso de acidente, ela afirmou que o local deve ser lavado apenas com água e sabão, e a vítima, encaminhada para atendimento médico na Santa Casa – que é o hospital de referência. “Os acidentes ocorrem quando o animal procura se defender”, frisou.

Segundo a bióloga, os escorpiões são aracnídeos, de hábitos noturnos e que se alimentam principalmente de baratas. Por esse motivo, ela salientou a importância de eliminação das fontes de alimentos das baratas, como restos de comida. A principal época de reprodução é o verão. “É preciso ter cuidado ao calçar sapatos o usar toalhas de banho. O ideal é chacolhar antes de usá-los”, destacou.

Quanto ao escorpião amarelo (T. serrulatus) - a mais comum em Limeira - a bióloga afirmou que só existem fêmeas e que elas se reproduzem sozinhas. Em cada ninhada nascem aproximadamente 20 indivíduos, que permanecem no dorso da mãe por 15 dias, até conseguirem se alimentar por conta própria. Ela citou, ainda, que a falta de predadores e a facilidade de adaptação ao meio urbano também facilitam a ocorrência do animal.