Notícias
ESPORTE
Equipe de Limeira conquista o 3º lugar no torneio de Goalball
21/08/2017 | 17h35
Equipe de Limeira conquista o 3º lugar no torneio de Goalball

A equipe masculina do PROESA (Programa de Esportes Adaptados), que pratica o Goalball, conquistou o 3º lugar no primeiro torneio realizado na cidade. “É a nossa primeira competição, estamos muito felizes porque através deste torneio podemos conhecer outros atletas e técnicos. O esporte também melhora a nossa qualidade de vida, trabalhamos a questão da mobilidade, entre outras importantes para a nossa vida”, enfatizou o atleta, Alexandre Nascimento.

A competição foi realizada no último sábado (19), no ginásio de esportes Fortunato Lucato Neto (Vô Lucato). O evento contou com a participação de 31 atletas, sendo 21 do sexo masculino e 10 do feminino, dos municípios de Jundiaí, Itapetininga, Bauru e Limeira. “Iniciativas como esta fazem parte do nosso plano de governo e proporcionam mais conhecimento aos nossos atletas e professores”, destacou Botion.

O Goalball é um esporte paralímpico, criado para a prática de pessoas com deficiência visual. São três atletas que defendem e atacam em sua área de jogo, guiados pelo som dos guizos que ficam dentro da bola, e também pelas linhas demarcadas em relevo na quadra. A duração da partida é de dois tempos de doze minutos com três minutos de intervalo entre eles.Em Limeira, o esporte é desenvolvido dentro do PROESA (Programa de Esportes Adaptados) implantado pela atual administração. “O Torneio foi muito importante para Limeira, pois além de mostrar o esporte paralímpico, também estimula o intercâmbio de conhecimento", disse a coordenadora do programa, Ângeli Polatto Boaventura. “O objetivo é incentivar o desenvolvimento do Goalball e a participação dos atletas em campeonatos”, explicou o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Augusto Zanon.

O Brasil é destaque no Goalball, com medalhas no Parapan de 2012, na Paralimpíada de Londres, campeão Mundial em 2014 e recentemente vice-campeão Mundial na Hungria. O técnico da seleção brasileira de Goalball, Alessandro Tosin, esteve na competição. “Torneios como este são importantes para o fomento desta modalidade no país. Hoje o Brasil tem um dos maiores campeonatos de Goalball do mundo, então isso faz com que as pessoas com deficiência visual busquem cada vez mais a prática deste esporte”, ressaltou Tosin.

Os técnicos das equipes de Bauru e Itapetininga também elogiaram a iniciativa.“É a primeira vez que participamos de uma competição de Goalball e a experiência para os nossos atletas foi muito positiva. A organização está de parabéns porque a competição está bem estruturada”, disse a técnica do time de Bauru e professora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual Paulista - Bauru (Unesp), Marli Nabeiro. “É importante participar de torneios para que eles possam ter ritmo de jogo”, reforçou o técnico da equipe de Itapetininga, Leandro Murat.

Confira o resultado do Torneio:

Masculino

1º Lugar CEPREVI Itapetiniga

2º Lugar PEAMA Jundiaí

3º Lugar PROESA Limeira

4º Lugar BAURU (UNESP) Bauru

Feminino

1º Lugar PEAMA Jundiaí

2º Lugar CEPREVI Itapetininga

3º Lugar BAURU (UNESP) Bauru

Notícias recomendadas para você