Alunos da rede municipal participam da semifinal da Olimpíada de Matemática
14/08/2017 | 16h52
Alunos da rede municipal participam da semifinal da Olimpíada de Matemática

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, começou hoje (14) e vai realizar até o dia 25 de agosto a primeira fase da semifinal da Olimpíada de Matemática. O evento é organizado pela equipe da área de matemática da Divisão de Formação da pasta. Neste ano, participam da Olimpíada 2.662 estudantes, com idade entre 9 e 10 anos, do 4º ano do Ensino Fundamental. “A proposta é incentivar o interesse dos alunos pela matemática, propiciar o estudo através da resolução de exercícios de maneira lúdica e mostrar que além de desenvolver o raciocínio lógico-matemático, a disciplina também pode ser desafiadora e ter aplicabilidade no dia a dia”, destacou Sônia Lorizola dos Reis, que faz parte da equipe de Divisão de Formação

O sorteio para definir quais escolas iriam compor cada chave ocorreu no dia 12 de abril. No total, 41 escolas foram divididas em 10 chaves. Depois, no mês de junho foram aplicadas avaliações como individual, em grupo e entre as salas de cada escola. A segunda etapa da semifinal acontecerá de 27 a 28 de setembro e a final no dia 18 de outubro. “As avaliações têm como referência o currículo da Rede Municipal de Limeira, contendo no máximo seis desafios com questões objetivas ou abertas, contemplando atividades de cálculo exato, estimativa, cálculo mental, álgebra, lógica, geometria, grandezas e medidas, estatística e situações-problema”, explicou Sônia.

As atividades são avaliadas pela equipe da Divisão de Formação, da área de matemática, da Secretaria de Educação. Cada um dos cinco alunos da equipe que conquistar o 1º lugar ganhará uma bicicleta. Os alunos das equipes que ficarem em 2º e 3º lugares receberão um jogo e os professores orientadores das equipes classificadas para a fase final, um tablet. Todos também receberão medalha e certificado. A cerimônia para a entrega dos prêmios está agendada para o dia 24 de outubro, a partir das 9h, no Teatro Nair Bello.