RECANTO DAS HISTÓRIAS
Secretaria de Educação oferece formação para monitores
06/07/2021 | 08h46
Secretaria de Educação oferece formação para monitores

A Secretaria de Educação de Limeira, por meio do Recanto das Histórias, deu início a uma série de oficinas formativas para monitores e coordenadores da rede municipal de ensino. Ao longo do mês, serão oferecidos quatro módulos com oficinas. O acesso será pela plataforma de formação virtual da secretaria, PerForme. A primeira atividade, “Entre poemas e brincadeiras”, foi disponibilizada ontem (5).

De acordo com a secretaria, a literatura infantil, apresentada através de fábulas, contos tradicionais e poesias, será tema dos dois primeiros módulos, bem como a confecção de recursos, como fantoches, para a contação de histórias na escola. Nos dois últimos módulos serão trabalhadas brincadeiras musicais tradicionais e a confecção de recursos para estimulação de bebês.

O objetivo das oficinas, segundo a pasta, é formar e instrumentalizar os monitores da rede municipal, inclusive os admitidos recentemente, para a reflexão de uma ação planejada e propositiva na educação dos estudantes desde a primeira infância. Confira o cronograma de oficinas disponibilizadas aos monitores e coordenadores:

5/7 – ENTRE POEMAS E BRINCADEIRAS – Projeto Entre na Roda

Conteúdo: Poemas, trava-línguas, brincadeiras musicais, parlendas, quadrinhas

Oficina: Confecção de fantoche de luva

12/7 – TEATRO DE SOMBRAS EM FÁBULAS – Projeto Entre na Roda

Conteúdo: História do teatro de sombras, características das fábulas, principais fabulistas

Oficina: Confecção de fantoche de teatro de sombras

15/7 – TEATRO DE SOMBRAS EM FÁBULAS – outros autores

Sessão de histórias e debate sobre as fábulas de Monteiro Lobato e Leonardo Da Vinci. Local: Live transmissão da Secretaria de Educação

19/7 – BRINCADEIRAS MUSICAIS PARA BERÇÁRIO

Conteúdo: Acalantos, quadrinhas, músicas de acolhida, músicas e brincadeiras para estimulação do bebê

Confecção de casinha de bambolê ou calça da vovó

26/7 – BRINCADEIRAS MUSICAIS PARA MATERNAL E ETAPAS

Conteúdo: jogos e brincadeiras musicais do universo popular brasileiro.

Oficina: confecção de instrumentos musicais

30/7 – SARAU VINICIUS DE MORAES – outros autores

Apresentação de poemas, músicas e debate sobre a obra de Vinícius de Moraes.

Participação: Daniele Pedroso Fernandes – Biblioteca Municipal

Local: Live transmissão Biblioteca Municipal