MARATONA DE TEATRO
Grupo Teatro Rinoceronte abre XIII Festival Nacional amanhã
11/08/2017 | 12h22
Grupo Teatro Rinoceronte abre XIII Festival Nacional amanhã

Nos próximos dias, Limeira será a capital das artes cênicas. No sábado (12), tem início a maratona do XIII Festival Nacional de Teatro, com o espetáculo Maroscas, do grupo Teatro do Rinoceronte, de São José dos Campos (SP), no Teatro Vitória, às 20h. Até o próximo dia 20, serão 16 apresentações gratuitas dentro deste evento, que é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. Toda a programação é gratuita.

No domingo (13), o palco do Vitória recebe o espetáculo Sem Título, às 20h, com o grupo Coletivo Labirinto, de São Paulo. Será a segunda apresentação da categoria teatro adulto dentro do Festival. O primeiro espetáculo infantil do evento, intitulado Dalí, será na segunda-feira (14), às 10h, no Teatro Nair Bello, assinado pelo grupo Sabre de Luz, também de São Paulo. Ainda na segunda, mas às 20h, no Teatro Vitória, a Companhia Cerne, de São João de Meriti (RJ), apresenta "Ainda Aqui".

Todos os espetáculos desta edição serão avaliados pelo júri técnico composto por Viviane Dias, Mateus Faconti e Péricles Raggio, e concorrem à premiação oferecida pela organização, sendo R$ 3 mil aos melhores espetáculos adulto, infantil e de rua; R$ 2 mil ao segundo lugar; e R$ 1 mil ao terceiro lugar, estes últimos apenas para a categoria teatro adulto. A apresentação que for definida como a melhor pelo júri estudantil também recebe R$ 1 mil. Segundos e terceiros lugares das modalidades teatro de rua e infantil ganham troféus, junto aos destaques de direção, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, cenografia, figurino, iluminação, trilha sonora e texto original.

Confira todos os detalhes dos primeiros espetáculos do XIII Festival Nacional de Teatro:

Espetáculo Adulto: Maroscas

Sábado, 12, às 20h - Teatro Vitória

Maroscas é uma adaptação de duas peças curtas do russo Anton Tchekhov: “O Pedido de Casamento” e “O Jubileu”. Com interpretação farsesca, influência do vaudeville um toque de meta teatro, Maroscas é uma comédia que brinca com a dificuldade de comunicação entre as pessoas, o jogo de aparências e as convenções da sociedade, mostrando o quanto é atual o célebre autor russo

Grupo: Teatro do Rinoceronte

Classificação:16 Anos

Cidade: São José dos Campos - SP

Direção: Carlos Rosa

Elenco: Lucilene Dias, Rômulo Scarinni, Jean Fábio, Paty Beghetto, Guilherme Venâncio e Mateus Guimarães

Espetáculo Adulto: Sem Título

Domingo, 13, às 20h - Teatro Vitória

Ana, Laura, Ulisses. Suas casas emparelhadas evidenciam universos muito próximos e naturalmente díspares, onde cada um vive e apresenta um modo de ser/estar no mundo. Em um dia como qualquer outro, as trajetórias se cruzam e a partir daí abrem-se novos olhares. A história é então que cada um era um e agora poderiam ser mais. S/T fala da solitude e ao mesmo tempo da possibilidade do encontro, da colisão!

Classificação: 14 Anos

Grupo: Coletivo Labirinto

Cidade: São Paulo - SP

Direção: Wallyson Mota

Elenco: Abel Xavier, Carol Vidotti e Emilene Gutierrez.

Espetáculo Infantil: Dalí

Segunda-feira, 14, às 10h - Teatro Nair Bello

Como será viajarmos para dentro da nossa cabeça? Um lugar confuso com muitas gavetas cheias de “Coisas”. Salvador Dalí explora a própria mente, tentando entender seus sonhos e pesadelos. Com ajuda do doutor Freud, ele parte em uma grande jornada desbravando o universo do inconsciente!

Classificação: Livre

Grupo: Sabre de Luz

Cidade: São Paulo - SP

Direção: Joyce Salomão

Elenco: Joyce Salomão, Nino Belucci e Cristiano Salomão.

Espetáculo Adulto: Ainda Aqui

Segunda-feira, 14, às 20h - Teatro Vitória

Vencedor de mais de 50 prêmios em festivais, Ainda Aqui tem como protagonista o trabalho do ator. São mais de dez personagens interpretadas por apenas dois atores em cena, sem qualquer troca de figurino ou adereço. A trama se desenvolve a partir do desaparecimento do filho, Maurício, torturado e morto político, e do desenvolvimento do Alzheimer na mãe, Maria, que, esquecendo-se repetidamente da morte do filho, confina a si mesma e ao marido num eterno retorno à dor da perda. Ainda que tenha como pano de fundo um contexto político, o espetáculo se passa no ambiente familiar e constrói, aos poucos, uma grande história de amor e afeto.

Classificação: 12 Anos

Grupo: Cia. Cerne