VISITA
Prefeito recebe presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo
26/07/2017 | 14h19
Prefeito recebe presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo

O prefeito de Limeira, Mario Botion, recebeu em seu gabinete na manhã desta quarta-feira (26) o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Cauê Macris. Na oportunidade, o parlamentar se comprometeu a tratar diretamente com o governador Geraldo Alckmin sobre a possibilidade da quitação de duas parcelas do programa Santa Casas Sustentáveis, que tem a Santa Casa de Limeira como uma das beneficiárias.

Os recursos em atraso são referentes aos meses de novembro e de dezembro do ano passado e, no total, chegaram a aproximadamente R$ 3,2 milhões. Em contato com o governo do Estado, o deputado esclareceu que o contigenciamento do orçamento de 2016 foi responsável pela falta de pagamento de ambas parcelas na época.

O encontro com Cauê Macris contou com a presença dos vereadores do PSDB, Anderson Pereira e Carolina Pontes, além do presidente do PSDB local, José Vanderlei de Carvalho.

EDUCAÇÃO

Entre outros assuntos abordados, está a permanência da Diretoria Regional de Ensino em Limeira. O presidente da Assembleia afirmou que fará uma interlocução com o governo estadual para que a sede regional do órgão continue no município. A eventual transferência para outra cidade já chegou a ser ventilada em momentos anteriores.

Ao deputado, Botion ressaltou ainda a possibilidade da mudança da sede para um prédio próprio do Estado. Segundo o prefeito, atualmente o órgão utiliza um imóvel locado pelo município. A mudança poderia gerar uma economia de aproximadamente R$ 140 mil ao orçamento da prefeitura.

Um dos imóveis cogitados para abrigar a Diretoria Regional de Ensino seria da escola Gabriel Pozzi, na Vila Pizza, que conta com um espaço vago e com quase toda a infraestrutura necessária.

TREM
A inclusão de Limeira na rota do TIC (Trem Intercidades) também esteve na pauta. O projeto atual, do governo estadual, liga a cidade de São Paulo a Americana, com passagem por Campinas. No entanto, Botion solicitou ao deputado auxílio da vinda do trem de passageiros até Limeira.

De acordo com o prefeito, existe até um estudo elaborado pela Unicamp que, entre as 26 cidades avaliadas, Limeira aparece como a alternativa mais adequada para a instalação de um terminal intermodal de cargas, segundo os critérios estabelecidos e os cenários avaliados.

Com isso, Botion acredita que a inclusão de Limeira no projeto do Trem Intercidades terá um impacto positivo e viável, já que a construção de um terminal modal no município poderá trazer benefícios à população e fomentar o desenvolvimento regional.

Além disso, o deputado aproveitou o encontro para destacar a proximidade entre os municípios de Limeira e de Americana, cidade da sua base eleitoral, para viabilizar um trabalho em conjunto na Assembleia Legislativa com objetivo de obter uma gestão que beneficie a população dos dois municípios.