PARTICIPAÇÃO
Política de Assistência Social do município é avaliada em Conferência
19/07/2017 | 16h58
Política de Assistência Social do município é avaliada em Conferência

O prefeito Mario Botion participou nesta quarta-feira (19), da cerimônia de abertura da 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, no Teatro Nair Bello, em Limeira. A iniciativa tem como objetivo debater e avaliar a atual política de Assistência Social. Na ocasião, o prefeito esteve acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Botion, do deputado federal Miguel Lombardi, além de outras autoridades.
O evento prossegue até amanhã (20), no mesmo local, sendo que as propostas aprovadas serão encaminhadas às conferências Estadual e Nacional, marcadas, respectivamente, para os meses de outubro e dezembro. “A conferência é o momento de buscarmos novas linhas de ação para o segmento, que serão implementadas ao longo do tempo”, afirmou Botion. Ele também ressaltou o compromisso de levar atendimento social à zona rural de Limeira, inclusive com o oferecimento de cursos de capacitação e geração de renda, conforme previsto no plano de governo. A destinação de recursos à assistência social foi outro ponto observado pelo prefeito, que referiu-se ao comprometimento do deputado Miguel Lombardi no sentido de buscar verbas para programas sociais do município. “Juntos vamos construir um caminho diferente para Limeira, sobretudo na área de assistência social”, frisou.

A presidente do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal), Maria Aucélia Damaceno, falou sobre o formato democrático da Conferência,que permitirá a discussão de todas as propostas levantadas durante as pré-conferências realizadas a partir de maio no município. Citando a Constituição Federal de 1988, a presidente observou que a assistência social é um direito de todos e um dever do Estado. “Precisamos aperfeiçoar medidas de assistência que defendam o cidadão em situação de vulnerabilidade, visando a garantia de sua proteção, segurança e autonomia”, afirmou.

O desempenho do Ceprosom nos primeiros seis meses do ano também foi citado. Segundo Aucélia, foram 59.964 atendimentos nos programas e serviços, além de 11.322, nas 22 entidades que compõem a rede credenciada. “Nosso objetivo é garantir às famílias o acesso a bens e serviços de forma integrada, visando a inclusão sócio produtiva, mediante atendimento descentralizado”, disse.

A questão dos dependentes químicos e a necessidade de recursos e projetos sociais para a área receberam menção por parte do deputado Miguel Lombardi, que ainda destacou o empenho e dedicação por parte de servidores e integrantes de associações. A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Janaína da Costa Ribeiro Pimentel, por sua vez, falou sobre o papel positivo da Conferência, como mecanismo para apontar novas diretrizes da assistência social.

O evento contou com apresentação do Coral da Associação Limeirense de Cuidado e Carinho; da representante da Câmara Municipal, a vereadora Mayra Costa, além de outros parlamentares; da coordenadora de Assistência Social do Governo Estadual, Tatiane Souza Magalhães, dos secretários Tito Almirall (Desenvolvimento, Turismo e Inovação); André Luiz de Francesco (Educação), Antonio Peres (Comunicação Social) e José Farid Zaine (Cultura), de representantes da empresa de consultoria Recap; e usuários, conselheiros municipais e integrantes da sociedade civil organizada.

Confira a programação da quinta-feira (20)

8h às 9h – Credenciamento

9h às 9h20 - Explanação da Metodologia de Trabalho e da Representação de Delegados

9h20 às 12h – Divisão e Trabalho em grupos