DEMOCRACIA
Rumos da saúde são discutidos durante pré-conferência
13/07/2017 | 16h29
Rumos da saúde são discutidos durante pré-conferência

A Política de Saúde do município foi discutida nesta quinta-feira (13), durante uma das etapas da Pré-Conferência de Saúde de Limeira. Realizada no Paço Municipal (Edifício Prada), a iniciativa contou com a presença de gestores da Secretaria de Saúde e foi dividida em quatro eixos temáticos: Atenção Básica, Vigilância em Saúde, Assistência Hospitalar e Atenção Secundária.

A organização de pré-conferências está prevista no regimento da 7º Conferência de Saúde, marcada para os dias 26 e 27 de julho, na Secretaria da Educação (Parque Cidade). Até lá, vários segmentos da sociedade irão reunir-se para levantar propostas que serão amplamente discutidas durante a Conferência, que este ano tratará do tema “Fotalecendo o SUS – Defender o SUS é exercer a democracia”. Dentre os setores participantes, estão movimentos comunitários e sindicais; prestadores de serviço; trabalhadores da saúde e setor governamental.

Segundo o secretário de Saúde, Gerson Hansen Martins, a iniciativa foi adotada em cumprimento a Lei 8.142/1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). “A sociedade tem demonstrado grande interesse em participar dessas pré-conferências. Essa é uma oportunidade para decidir os rumos da saúde no município para os próximos quatro anos”, frisou.

Os participantes discutiram temas relacionados a medicamentos; criação de programas voltados aos idosos, obesidade infantil, capacitação permanente dos profissionais de enfermagem; ampliação das salas de vacinação, entre outros. A implementação de residências terapêuticas e unidades de acolhimento a dependentes químicos também foram objeto de propostas.

Paralelamente às discussões, foram eleitos sete delegados com direito a voto na Conferência. São eles, a chefe de Divisão de Vigilância Sanitária, Renata Martins; a Diretora de Assistência à Saúde, Camila Rezende Moreno; o Chefe da Divisão de Saúde Básica, Lucas dos Santos, a chefe da Divisão de Pessoal, Priscila Pereira Sizino, a coordenadora do Centro Municipal de Patologia Clínica, Marisa Lang, a chefe da Unidade de Avaliação e Controle, Márcia Repache e o secretário de Saúde, Gerson Hansen Martins.