Socialização
Festa Julina muda rotina do Ambulatório de Saúde Mental
04/07/2017 | 17h26
Festa Julina muda rotina do Ambulatório de Saúde Mental

Integrantes do Grupo Aconchego participaram nesta terça-feira (4) de uma “Festa Julina” no Ambulatório de Saúde Mental, da Prefeitura de Limeira. O evento contou com a participação de pessoas atendidas pelo Caps 2, que também é ligado à prefeitura. “Nosso objetivo é promover a integração dos pacientes à sociedade, é romper a barreira de isolamento e permitir o fortalecimento de vínculos”, afirmou o psicólogo e coordenador do Caps 2, Júlio Cesar Fontes.

A coordenadora do Ambulatório, Carolina Duarte, acrescentou que a atividade proporciona a ressocialização e a união da rede de atendimento psicossocial. Toda a decoração do local, com bandeirinhas, fogueira estilizada e painel, foi elaborada pelos próprios pacientes, que ainda confeccionaram os convites da festa. “Procuramos trabalhar diversas habilidades, estimular a coordenação motora e desenvolver a musicalidade”, disse a psicóloga Dinacir Fontes.

Criado em 2015, o Grupo Aconchego é formado por usuários, familiares e profissionais do ambulatório que usam a artes plásticas e a música como ferramenta terapêutica. Ao lado de Dinacir e Fontes, a iniciativa também é coordenada pela psicóloga Elizabete Gonçalves. Ao longo do ano, o grupo costuma organizar diversas atividades, sempre com propósito terapêutico, como “Pré-Carnaval”, “Cantata de Natal” e comemoração da Páscoa.