SEGURANÇA
Empossados novos integrantes do Gabinete de Gestão Integrada
30/06/2017 | 16h05
Empossados novos integrantes do Gabinete de Gestão Integrada

Os novos componentes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) tomaram posse nesta sexta-feira (30), durante uma cerimônia realizada no Paço Municipal (Edifício Prada), em Limeira. A iniciativa prevê a união de forças numa frente de prevenção e enfrentamento à criminalidade. O evento contou com a presença do prefeito Mario Botion e do vice Júlio C. Pereira dos Santos, o Dr. Júlio, além de secretários municipais e representantes das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros.
A retomada do GGIM era uma das principais ações do plano de governo da atual administração, no sentido de garantir a segurança dos cidadãos. “O trabalho de compartilhamento de informações é essencial para agilizar alguns procedimentos entre as polícias e o Corpo de Bambeiros. Já firmamos convênio com o Detecta e o Intragov que são ferramentas fundamentais para essa integração”, frisou o Prefeito Mario Botion.
Durante a cerimônia, o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Francisco Alves da Silva, apresentou dados que indicam queda da criminalidade no município. No primeiro semestre deste ano, as ocorrências envolvendo danos e furtos do patrimônio público caíram de 48 para 38,uma redução de 20,8%. Outro dado que chama a atenção nesse segmento, e que mostra a importância da Muralha Digital, é o grande índice de recuperação de veículos furtados ou roubados, de 79,9%, do total de 652 ocorrências.
O secretário ressaltou, ainda, que algumas ações que já vem sendo realizadas em conjunto com as polícias Militar e Civil também apresentam resultado positivo. É o caso da Operação Sirius, que prevê a intensificação do patrulhamento na cidade. De janeiro a junho, foram abordadas 521 pessoas, sendo que 174 adultos foram detidos e 59 menores, apreendidos. Ainda no mesmo período, 416 veículos foram vistoriados, entre carros e motos. Na área rural, a operação resultou na abordagem de 375 pessoas e 224 veículos. “Estou muito feliz com mais esse avanço, pois a área de segurança requer a integração entre as diversas instâncias. O GGIM irá se reunir a cada dois meses”, informou o secretário.
O tenente-coronel Cláudio Roberto Sorge também avaliou positivamente a retomada do GGIM para fortalecer a estrutura de combate à criminalidade.“A Polícia Militar do Estado de SP tem as suas preocupações de uma forma mais ampla que atenda a todas as cidades do estado. O município precisa do Gabinete de Gestão Integrada Municipal para que possamos olhar para as demandas locais.”
Também presente ao evento, o Comandante Hudson Maurício Humphreys falou sobre a importância do papel do Corpo de Bombeiros no gerenciamento de catástrofes e acidentes que envolvam fenômenos da natureza. “Muitas vezes também somos acionados para atender demandas que envolvem crimes ambientais e outras questões. Assim, nos colocamos à disposição para contribuir com o gabinete”, observou. A disposição em colaborar no andamento dos trabalhos do GGIM foi compartilhada pelo delegado assistente da Delegacia Seccional de Limeira, Antônio Carlos Martins. “A Polícia Civil também segue à disposição para ajudar no que for preciso”, comentou.