ENTIDADE
Prefeito participa do aniversário de 51 anos da APAE de Limeira
28/06/2017 | 16h50
Prefeito participa do aniversário de 51 anos da APAE de Limeira

O prefeito Mario Botion participou, na manhã de hoje (28), das comemorações do aniversário dos 51 anos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Limeira. Também participaram da solenidade, o vice-pefeito Julio C. Pereira dos Santos, o Dr. Julio, a presidente do Centro de Promoção Social (Ceprosom) Maria Aucélia Damaceno, e o deputado estadual Aldo Demarchi, entre outras autoridades.
O chefe do Executivo ressaltou a importância de entidades nas cidades brasileiras e, neste caso específico, do trabalho que a Apae desenvolve no município. Ele lembrou ainda que é difícil imaginar uma cidade sem essas iniciativas. “O poder público tem pernas curtas e, sem as instituições, não daríamos conta de atender ao público que precisa de serviços especializados”, citou Botion.
Atualmente, a Apae possui uma estrutura para atender cerca de 700 pessoas de 0 a 25 anos com atraso no desenvolvimento psicomotor e com deficiência intelectual gratuitamente. São cerca de 140 funcionários – quase 50% com formação superior na prestação dos serviços. “A Apae merece nosso respeito pelo trabalho que desenvolve. Parabéns à entidade e também a todos os funcionários que desenvolvem um belo trabalho”, disse o vice-prefeito.
Presidente da Apae, Luiz Carlos Marquesin lembrou que a data marca, também, as atividades e lutas em defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual. “No decorrer dos anos, a instituição venceu inúmeros desafios. A força de uma organização social forte vem de esforço e da dedicação de todos os profissionais envolvidos com a Apae de Limeira”, disse.

APAE LIMEIRA
A Apae de Limeira chegou aos seus 51 anos de fundação e tem uma trajetória marcada pela superação e evolução nos serviços prestados.
Os serviços ofertados são divididos em programas, desde os primeiros anos de vida, até o objetivo maior que é a inclusão social e profissional. São ofertados departamentos para ações preventivas, de apoio diagnóstico, atenção terapêutica e educacional. A Escola de Educação Especial João Ometto trabalha ainda com vagas para alfabetização.
Preparar os usuários para o mercado de trabalho é outra preocupação e compromisso da Apae de Limeira. Com o Centro Profissionalizante e de Convivência (CPC), são oferecidas oportunidades de práticas profissionais. Por ano, pelo menos 20 alunos seguem para empresas da cidade e todos recebem acompanhamento. Outras oficinas como pintura ou marcenaria fazem parte da grade.
Há projetos específicos também de formação cultural e esportiva.
Muitas ações são promovidas pela associação no sentido de complementar o orçamento. Para tanto, a APAE conta com uma equipe que busca junto à comunidade doações por intermédio do Teledoações.