ESPETÁCULO
Mostra de Dança inicia amanhã com ensaio aberto
22/06/2017 | 16h44
Mostra de Dança inicia amanhã com ensaio aberto

As atividades da Mostra Municipal de Dança 2017 tem início amanhã (23), às 16h, na Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea), com o ensaio aberto do espetáculo “Sob a Pele”, da T.F.Style Cia de Dança, seguido por debate. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. A programação continua, no sábado (24) com workshop realizado pela companhia, às 14h. A atividade relata os processos de criação na categoria de dança urbana contemporânea, permitindo um maior conhecimento dos disparadores utilizados no processo criativo do espetáculo.  O ensaio aberto é destinado à população a partir de 12 anos e o workshop a partir dos 16, e as inscrições podem ser realizadas diretamente na Emcea (Rua da Boa Morte, 471 - Centro).

Ainda no sábado, às 20h, no Teatro Vitória, será apresentado o espetáculo de abertura “Sob a Pele”, realizado via ProAc (Programa de Ação Cultural), quando ocorre a abertura oficial do evento. A partir de então, todos os demais espetáculos são apresentados também no Teatro Vitória.

O domingo inicia a programação com a apresentação do Grupo Estável da Emcea Cia. Art e Movimento, seguida pelos espetáculos Sahara Festival, do Núcleo de Danças Árabes - Tendas do Sahara; Qual é a sua dança, da Oficina do Corpo e Luz, Câmera, Ação, da Renata Cavinato Studio de Dança.

Na quarta-feira (28), a Mostra tem continuidade com a apresentação da Escola de Dança Gláucia Bilatto e o espetáculo Alma Espanhola, Grupo Vórtex Dança Cênica, com Sobre Relações, e Harmonia Grupo de Dança, com Di Faces. A quinta-feira (29) traz Studio de Dança Daniela Alonso, com  Divertissement; Forrosa Companhia de Dança,  com  Telespectadores e D.U.L,  com How To Dance Free.

A Mostra é encerrada na sexta-feira (30), com o espetáculo convidado “Quando o Corpo Toca”, da Balé Rafaela Martins, Circuito do Violão, Lumiarte e Rede Vinil, via ProAc.

As apresentações da Mostra são gratuitas e contam com classificação livre. Confira os detalhes:

Sexta-feira, 23, às 16h – Ensaio Aberto – Emcea

Espetáculo: “Sob a Pele”

Após o término do ensaio, aberto à população, acontece a mesa de debate (conversa com o público presente) até às 18h.

Classificação livre e entrada gratuita.

Realização: T.F.Style Cia de Dança – PROAC, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura

Sábado, 24, às 14h – Emcea

Workshop: TF Style Cia de Dança

Vivência prática para compartilhar os processos criativos da T.F.Style Cia de Dança e a(s) companhia(s) local(is) convidada(s).

Classificação livre e entrada gratuita.

Realização: Cia. T.F.Style Cia de Dança – PROAC, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura

Duração: 180 min

Sábado, 24, às 20h – Teatro Vitória

Espetáculo: “Sob a Pele”

Existo. E, na pele, minha existência concretiza-se em constante relação entre corpo e ambiente, corpo e cidade. Aprisionado, a pele determina meu espaço, delimita minha existência íntima, separa-me do ambiente externo. Quais sensações meu corpo percebe potencializadas pela cidade? Quais opressões, medos e angústias o ambiente urbano me proporciona? Uma navalha que me corta todos os dias, deixa rastros em minha pele e traz, veladamente, suas marcas enrugadas pelo tempo. Maior órgão do corpo humano, local do toque, da pressão, da sensibilidade, do suor, do cheiro, do prazer… A pele: um relicário sagrado. A pele: uma clausura terrificante. Ao nascer, preencho meus pulmões de ar e, ao morrer, dou minha última expiração. Na pele, uma impressão digital que constitui este ser. Mas quem sou eu? O que a cultura faz de mim? Como lido com as sensações que esta cidade me causa? Esta obra busca refletir sobre as várias percepções sentidas, profundamente, sob a pele.

Domingo, 25, às 20h – Teatro Vitória

*Abertura com o Grupo Estável da EMCEA Cia. Art e Movimento

Grupo/Academia: Núcleo de Danças Árabes - Tendas do Sahara

Espetáculo: Sahara Festival

Grupo/Academia: Oficina do Corpo

Espetáculo: Qual é a sua dança

Grupo/Academia: Renata Cavinato Studio de Dança

Espetáculo: Luz, Câmera, Ação.

Quarta-feira, 28, às 20h – Teatro Vitória

Grupo/Academia: Escola de Dança Gláucia Bilatto

Espetáculo: Alma Espanhola

Grupo Vórtex Dança Cênica

Espetáculo: Sobre Relações

Grupo/Academia: Harmonia Grupo de Dança

Espetáculo: Di Faces

Quinta-feira, 29, às 20h – Teatro Vitória

Grupo/Academia: Studio de Dança Daniela Alonso

Espetáculo: Divertissement

Grupo/Academia: Forrosa Companhia de Dança

Espetáculo: Telespectadores

Grupo/Academia: D.U.L

Espetáculo: How To Dance Free

Sexta-feira, 30, às 20h – Teatro Vitória

Espetáculo: “Quando o Corpo Toca” - Encerramento Mostra de Dança

O Diretor do balé da Cidade de Rio Claro, Hebert Caetano, a convite do concertista Welton Nadai formaram uma parceria com intuito de desenvolver um espetáculo de artes integradas entre um violinista e uma bailarina. “Quando o corpo toca” foi a idéia que Hebert teve para desenvolver esse projeto ao ver o mover dos dedos do violonista nas casas do braço do violão cenográfico. A obra conta com um seleto repertório de grandes compositores como J.S. Bach, Mozart e Manuel Pounce. Além da dança contemporânea e da música, contaremos com a cenografia do artista plástico Renê Mainardi, exposição fotográfica de Paula Caldas e documentário de Claudia do Canto.

Classificação livre e entrada gratuita.

Realização: Balé Rafaela Martins, Circuito do Violão, Lumiarte e Rede Vinil - Via PROAC, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.