Em noite histórica, Festival Nacional de Teatro é oficialmente lançado
15/08/2022 | 11h58
Em noite histórica, Festival Nacional de Teatro é oficialmente lançado

Considerada pelo secretário de Cultura, José Farid Zaine, uma “noite histórica”, foi dada largada para a XVI edição do Festival Nacional de Teatro de Limeira, neste domingo (14), com a participação de um público que somou mais de 400 pessoas. O evento é assinado pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e Associação Paulista dos Amigos da Arte, por meio do Retomada SP e Juntos pela Cultura.

Para Farid, a abertura do festival é histórica por vários motivos, entre eles o retorno do evento após dois anos, a programação de qualidade, com peças elogiadas em todo o país, e a parceria institucional entre a Prefeitura de Limeira e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Retomada SP e Juntos pela Cultura. “Testemunhamos nesta noite a celebração da história do nosso festival, que foi determinante para que Limeira fosse uma das 20 cidades escolhidas para ser prestigiada com o Retomada SP, o que nos possibilitou a contratação de espetáculos elogiados pela crítica em todo o Brasil”, declarou. Na oportunidade, Farid também representou o prefeito Mario Botion.

O secretário destacou ainda seu orgulho em contar, logo na abertura do festival, com a apresentação do espetáculo Cordel do Amor sem fim ou a Flor de Chico, com direção de Gabriel Villela e dramaturgia de Cláudia Barral, interpretado pelo grupo de Campinas Os Geraldos. “Essa plateia está prestes a assistir a um espetáculo incrível, criativo e dirigido simplesmente por um dos maiores diretores do Brasil atualmente, que é Gabriel Villela. Isso nos enche de orgulho”, completou Farid antes do início do espetáculo.

Além do público espontâneo, a abertura contou com a presença de atores, atrizes e grupos teatrais de Limeira, Santa Bárbara D´Oeste, Campinas e Piracicaba. Ligados à administração de Mario Botion, além de Farid, também participaram a secretária de Habitação, Marcela Siscão, e o chefe de Gabinete Edison Moreno Gil.  Representando o Legislativo limeirense, a vereadora Terezinha da Santa Casa (PL) marcou presença. Também foi anunciado o troféu “Júri Estudantil”, que contemplará a um dos espetáculos participantes desta edição.

CORDEL DO AMOR SEM FIM OU A FLOR DE CHICO

Com trabalhos corporais surpreendentes e vozes afinadas, cenário e figurino impecáveis e maquiagem acertada, a primeira noite do Festival Nacional de Teatro já mostrou, de fato, porque foi histórica. Os Geraldos, de Campinas-SP, conta com um elenco qualificado que em quase uma hora de apresentação do espetáculo Cordel do Amor sem Fim ou a Flor de Chico segura a plateia que se surpreende a cada ato com os acontecimentos. Risadas e até lágrimas de emoção foram notadas no público no decorrer da trama, que tem como cenário as margens do Rio São Francisco, onde vivem três irmãs. O resultado? Calorosos aplausos dirigidos ao elenco, formado por Carolina Delduque, Ciça de Carvalho, Douglas Novais, Everton Gennari, João Fernandes, Julia Cavalcanti, Gabriel Gonçalves, Gileade Batista, Paula Mathenhauer Guerreiro, Patrícia Palaçon, Railan Andrade, Valéria Aguiar e Vinicius Santino.

A programação completa do festival está disponível em: www.limeira.sp.gov.br/festivaldeteatro.