Prefeito acompanha rearborização na área central
09/06/2017 | 15h48
Prefeito acompanha rearborização na área central

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, iniciou hoje (9) o programa de rearborização na área central. O prefeito Mario Botion e o secretário da pasta, Paulo Trigo, acompanharam o plantio de mudas de Quaresmeira (Tibouchina granulosa) na rua Capitão Flamínio. A iniciativa visa o plantio de 80 mudas de espécies nativas em canteiros vazios, localizados em 29 vias, e a substituição de 29 árvores que estão secas. “Essa é mais uma ação da Semana do Meio Ambiente. O objetivo é incentivar a preservação da natureza, retomar a arborização na área central e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, destacou Botion.

A iniciativa foi aprovada pelos moradores e comerciantes da região. “É um projeto excelente, a cidade ficará mais bonita e o ar mais puro”, disse Teresinha de Jesus Oliveira, que mora há mais de 30 anos na rua Capitão Flamínio. “Ficamos satisfeitos com o plantio das mudas nesta região”, comentou a comerciante Natália Pinheiro.

O programa de rearborização na região central será realizado em duas fases. “Primeiro faremos o plantio das mudas nos canteiros vazios, depois começaremos o trabalho de remoção de árvores secas e substituição por espécies adequadas para cada tipo de local, como calçadas com ou sem fiação elétrica”, explicou o secretário Paulo Trigo.

A ampliação da arborização urbana vai trazer benefícios à cidade como maior conforto térmico, ampliação da biodiversidade, redução da poluição atmosférica e melhora da umidade relativa do ar.

Cerificação Município VerdeAzul

Limeira recebeu ontem (8) a pré-certificação do Programa Município VerdeAzul. O certificado foi entregue pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em uma cerimônia realizada em Mogi das Cruzes. Neste ano serão realizadas duas pré certificações antes da certificação final onde a cidade poderá receber o Selo VerdeAzul.

Limeira alcançou 38,46 pontos, sendo a nota de corte 25. “É um reconhecimento público de que a cidade atende às diretivas do programa e se preocupa com o meio ambiente. Também é importante frisar que é um trabalho conjunto entre várias secretarias municipais”, ressaltou Paulo Trigo.

Em agosto, será feita uma nova pré-certificação, avaliando os municípios paulistas nas 10 diretivas norteadoras abrangendo os seguintes temas estratégicos: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. “Vamos continuar com todas as ações visando a preservação do meio ambiente e a conquista da certificação Município VerdeAzul”, reforçou o prefeito Mario Botion.