GRIPE
Limeira já vacinou 52.561; campanha continua até sexta para grupos prioritários
06/06/2017 | 11h56
Limeira já vacinou 52.561; campanha continua até sexta para grupos prioritários

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, reforça que continuará a vacinação contra a gripe para a população inserida nos grupos prioritários. A campanha foi prorrogada até sexta (9), com objetivo de vacinar 75.400 pessoas e atingir a meta de cobertura para os grupos de risco, de 90%. Conforme balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica na semana passada, 52.561 pessoas já tomaram a vacina.

O secretário de Saúde, Gerson Hansen Martins, agradeceu a adesão da população à campanha e fez alerta para que os grupos prioritários, sobretudo crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, continuem comparecendo aos postos. Até o momento, esse público apresenta o menor índice de cobertura, de 44%, com 6.856 doses aplicadas. Nos demais casos, a prefeitura vacinou 26.755 idosos (82% de cobertura); 7.372 trabalhadores da saúde (69,4% de cobertura); 1.237gestantes (45,7% de cobertura); 272 puérperas (61,2% de cobertura). Também foram imunizadas 7.704 pessoas com doenças crônicas, 2.004 professores e outras 361 pessoas no Segundo Dia D de vacinação, realizado no último sábado.

Grupos Prioritários

Devem ser vacinados adultos com 60 anos ou mais, crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores, indígenas e população prisional, pessoas com doenças crônicas ou baixa imunidade, com indicação médica.

Atendendo à determinação da Diretora Técnica da Divisão de Imunização da Secretaria Estadual da Saúde, foram incluídos grupos que têm maior contato com a população, no caso polícias Militar e Civil; Corpo de Bombeiros; funcionários do Poupa Tempo; funcionários dos Correios; Defesa Civil; Ministério Público (promotor); Procuradoria Geral (procurador); Defensoria Pública; Polícia Federal; Guarda Civil Municipal; doadores de sangue e de medula; trabalhadores dos Tribunais de Justiça e Fóruns; profissionais que trabalham com pessoas em situações de rua; cuidadores de idosos; auxiliar de classe e demais funcionários das escolas do ensino básico e superior; funcionários das creches; trabalhadores da limpeza urbana e coletadores de resíduo.

De acordo com dr. Gerson, o município está agindo com responsabilidade ao priorizar os grupos de risco, pois não há garantias dos governos federal e estadual de que haverá liberação de doses para toda a população. A intenção da prefeitura é permitir que a vacinação contemple efetivamente aqueles que mais necessitam. Desde o início da campanha, o município recebeu 77.600 doses da vacina.