DEZEMBRO VERMELHO
Ação na Toledo Barros inicia campanha de prevenção ao HIV
26/11/2021 | 13h57
Ação na Toledo Barros inicia campanha de prevenção ao HIV

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, lança a campanha “Dezembro Vermelho – Prevenção não tem Idade”, voltada à conscientização e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ação começa na próxima quarta-feira (1º de dezembro), quando ocorre o Dia Mundial da Luta contra a Aids.

Nessa data, haverá uma ação para testagem rápida de HIV e sífilis na Praça Toledo Barros, das 9h às 12h. Para participar da testagem, será necessário apresentar documento com foto. Na ocasião, também haverá distribuição de material educativo e de preservativos, bem como aferição de pressão arterial e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Ao longo do mês, cartazes também serão colocados em prédios públicos, a fim de alertar a população sobre o tema.

A aids é uma doença infecciosa, causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Esse vírus ataca o sistema imunológico e destrói as células de defesa do organismo. Na primeira fase de infecção, chamada de infecção aguda, é que ocorre a incubação do HIV (esse período varia de três a seis semanas). Os primeiros sintomas da doença são muito parecidos com os de uma gripe, como febre e mal-estar. Por isso, a maioria dos casos passa despercebida durante anos.

A transmissão do HIV ocorre nas relações sexuais sem preservativo, no uso de seringa compartilhada, da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, o parto e a amamentação, por transfusão de sangue contaminado e por meio de instrumentos que furam ou cortam.

Para prevenir a doença, é necessário usar corretamente o preservativo nas relações sexuais, não compartilhar seringas (que são produtos descartáveis e de uso pessoal) nem demais objetos perfuro cortantes e fazer o pré-natal adequadamente. Caso o exame de HIV dê positivo durante o pré-natal, a mãe deve iniciar tratamento o quanto antes, a fim de evitar a transmissão vertical (da mãe soropositiva para o bebê).

A gerente do Serviço Especializado em Moléstias Infectocontagiosas de Limeira (Semil), Melissa Gachet Sugsh, ressalta que atualmente existem medicamentos eficientes, disponibilizados gratuitamente, para impedir a transmissão vertical. De acordo com o Ministério da Saúde, as mães que vivem com HIV têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado.

Em relação aos materiais perfuro cortantes, Melissa destaca que esses objetos não devem ser compartilhados, nem mesmo dentro de casa. “Ao viajar, leve sempre utensílios como alicate de unhas e cutículas, lâmina de barbear e espátula”, frisou. Ela recomenda, ainda, exigir o uso da autoclave em salões de beleza, estúdios de tatuagem e piercing e em clínicas odontológicas.

Desde 1996, o Governo Federal disponibiliza gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) toda medicação para o tratamento de HIV/Aids. Com o uso dos medicamentos, os chamados antirretrovirais, a doença pode ser controlada, porém ainda não há cura.

Neste ano, foram registrados 41 novos casos de HIV/Aids em Limeira. O número é ligeiramente maior que o verificado no ano passado, que apresentou 39 ocorrências. Do total de registros agora em 2021, a faixa etária de maior incidência é de 20 a 34 anos, com 20 casos novos, seguida pelo grupo de 35 a 49 anos, com 12 confirmações. Há, ainda, 6 casos entre pessoas de 50 a 64 anos, 2 casos em indivíduos de 15 a 19 anos, e 1 na faixa de 65 a 79 anos.

Serviço:

O Semil é o serviço de referência da prefeitura para HIV/AIDS, sífilis e hepatites virais. A sede fica na Rua Sergipe, 906, na Vila Cláudia. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Exames devem ser agendados pelos telefones 3442-4796 e 3444-2020, pelo e-mail (saude.dst@limeira.sp.gov.br) ou pessoalmente.