Audiência da Saúde indica aumento de exames; dengue cai 88%
31/05/2017 | 17h38
Audiência da Saúde indica aumento de exames; dengue cai 88%

A Secretaria de Saúde de Limeira fez a prestação de contas relativas ao primeiro quadrimestre desde ano (janeiro a abril). O evento ocorreu em Audiência Pública realizada nesta quarta-feira (31), na Câmara Municipal, atendendo ao princípio da transparência preconizado por legislação federal. Exames laboratoriais aumentaram, enquanto incidência de dengue apresentou redução.

De acordo com o balanço, o número de exames realizados pelo Centro Municipal de Patologia Clínica cresceu 74%. Foram 297.735 exames coletados neste ano, contra 170.852 no mesmo período do ano passado. Segundo a coordenadora do laboratório, Marisa Lang, o crescimento relaciona-se à da queda do poder aquisitivo da população. “Os pacientes migraram da rede particular para o SUS”. Ela ressaltou, ainda, que toda a demanda foi atendida graças ao empenho dos funcionários e aos equipamentos de qualidade. “Trabalhamos com tecnologia de ponta.”

Os dados também demonstraram aumento de 11% no volume de consultas de clínica geral nos Centros de Saúde da Família. Foram 40.389 pacientes atendidos nos primeiros quatro meses deste ano, contra 36.337 no mesmo período do ano passado. A tendência foi observada nas consultas de ginecologia, com 6.465 neste ano e 4.840 em 2016 (aumento de 33%). Já as consultas de pré-natal mantiveram-se praticamente inalteradas, com 3.140 neste ano e 3.043, aumento de 3%.

DENGUE

Outro aspecto significativo foi a redução da incidência de dengue na cidade. A Vigilância Epidemiológica registrou 11 casos de dengue, contra 95 contabilizados no mesmo período de 2016, uma redução de 88%. O resultado positivo está, em parte, ligado ao trabalho preventivo para controle da dengue, realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses em imóveis comerciais e residenciais da cidade. Os agentes visitaram de janeiro a abril, 56.929 endereços, contra 21.315 no mesmo período do ano passado, um aumento de 167%.

Atendendo à determinação do prefeito Mário Botion, houve também a intensificação da vistoria de pontos considerados estratégicos em razão da pré-disponibilidade de materiais para o surgimento de criadouros. Foram 1.060 locais fiscalizados pelos agentes, número 63% superior ao ano passado, quando o município registrou 648 visitas. Quanto aos imóveis especiais (com grande aglomeração de pessoas), houve 219 visitas neste ano e 150 no ano passado – crescimento de 46%.