Notícias
SEGURANÇA DO TRABALHO
Empossados novos integrantes da Cipa na prefeitura
30/05/2017 | 17h32
Empossados novos integrantes da Cipa na prefeitura

Tomaram posse nesta terça-feira (30), os novos integrantes da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Prefeitura de Limeira. A cerimônia ocorreu na Divisão de Medicina do Trabalho, no Paço Municipal. Para marcar a data, todos os novos membros receberam bottons de identificação da Cipa.

 

A Comissão conta com 24 integrantes, sendo 12 eleitos pelos funcionários e 12 indicados pelo Executivo, que terão mandato de dois anos. A missão do grupo é prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, por meio da solicitação de medidas de preservação da vida e da promoção da saúde do servidor público municipal.

 

Além de propor a eliminação ou redução de riscos no ambiente de trabalho, a Cipa atuará em conjunto com as Divisões de Medicina e de Segurança do Trabalho, analisando as causas das doenças e de acidentes de trabalho. Outra atribuição consiste na verificação periódica dos ambientes e condições de trabalho, visando identificar situações de risco.
Como preparação para a nova atribuição, os membros da Cipa participaram de uma série de treinamentos nas áreas de “Introdução à Segurança do Trabalho”, “Mapeamento de Risco”, “Campanhas de Segurança”, “Investigação de Acidentes”, “Princípios de prevenção contra incêndio”, entre outros. A última capacitação ocorreu na manhã desta terça, sobre o tema “DST/Aids: noções básicas e medidas preventivas”.

 

O secretário-chefe de Gabinete e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Edison Moreno Gil, parabenizou a nova equipe em nome do prefeito Mario Botion. Ele destacou, ainda, a importância do papel da Cipa em relação à mudança de comportamento dos trabalhadores. “Cipa é criação de consciência. É instrumento de contribuição para melhorar o desempenho do trabalho das pessoas. Os elementos que compõem a Cipa devem antecipar situações que posam a levar a acidentes”, frisou.

 

A alta incidência de acidentes de trabalho no Brasil foi observada pelo secretário de Administração, Luiz Alberto Battistella, segundo o qual o país é o quarto colocado no ranking mundial de acidentes de trabalho. Com base em dados da Previdência Social, ele informou que o Brasil registra 700 mil acidentes de trabalho por ano. “Todos esses números só serão corrigidos com a prevenção. Espero que a Comissão seja realmente muito ativa”, destacou.

 

Recém-empossado na presidência da Cipa, Juliano Forti, que atua como diretor de Licenciamento da Secretaria de Urbanismo, pretende atuar no desenvolvimento de programas voltados à saúde ocupacional e à prevenção de acidentes. “Também pretendemos oferecer treinamento e capacitação aos funcionários”, disse.

 

Logo após a cerimônia de posse, os integrantes elegeram os cargos de vice-presidente, secretário e secretário substituto. A próxima reunião foi marcada para o dia 9 de junho, às 9h, na sala da Medicina do Trabalho. Confira a atual configuração da Cipa:

 

Juliano Forti – Presidente (Titular da Secretaria de Urbanismo);
Karina Davoli Schnoor – vice-presidente (Titular da Secretaria de Saúde);
Carlos Eduardo dos Santos Rodrigues – secretário (Titular da Secretaria de Fazenda);
Angelita Claro Araujo – secretária substituta (Titular da Secretaria de Saúde);
José Carlos Vitorino da Silva - Titular (Secretaria de Educação);
Maria Elizabete Moreira da Costa Silva – Titular (Secretaria de Educação);
Maria Eudocia da Silva – Suplente (Secretaria de Educação);
Gilberto Lima dos Santos – Titular (Secretaria de Educação);
Célia Virgínia da Silva – Titular (Secretaria de Educação);
Valmir Aparecido Barbosa – Suplente (Secretaria de Educação);
Felipe Basseto - Titular (Secretaria de Saúde);
Miriam Conceição Mattana – Suplente (Secretaria de Saúde);
Caio Eduardo de Castro Tavares – Titular (Secretaria de Saúde);
Priscila Cristina Picelli – Suplente (Secretaria de Saúde);
Elias Carlos Zacheu - Suplente (Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil);
Joel Aparecido Bonin – Titular (Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil);
Alexandre Freitas - Suplente (Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil);
Nilton Sachi Bacellar - Suplente (Secretaria de Administração);
Diwalk Eduardo Massaro Polatto – Titular (Secretaria de Administração);
Paulo Cesar Augusto – Suplente (Secretaria de Administração);
Adalberto Ribeiro de Oliveira – Titular (Secretaria de Mobilidade Urbana);
Edson Silvestre – Suplente (Secretaria de Obras e Serviços Públicos);
Veronice da Silva – Suplente (Secretaria de Cultura).

Notícias recomendadas para você