Cidade do Trânsito estimula aprendizado
27/05/2017 | 09h31
Cidade do Trânsito estimula aprendizado

Alunos da Emeief Padre Maurício Sebastião Ferreira, mantida pela Prefeitura de Limeira, participaram nesta sexta-feira (26), de uma atividade pedagógica denominada “Cidade do Trânsito”. Em uma cidade cenográfica montada no páteo da escola, eles se revezaram no papel de pedestres, ciclistas, motoristas e agentes públicos para vivenciar a importância de respeitar as regras de trânsito.

A cidade recriou com originalidade os principais prédios públicos, como prefeitura, câmara, escola, padaria, mercado, entre outros. Todas as ruas foram devidamente sinalizadas, com placas e faixas de pedestre e de trânsito. No local, havia até mesmo um semáforo que acendia de verdade. O cuidado dos funcionários da escola para simular a realidade do trânsito também estava presente nos figurinos de policial e de agente de trânsito usados pelos alunos, bem como nos carrinhos de papelão que circulavam pelas vias. “Nosso objetivo é incentivar a educação no trânsito, conscientizando os alunos sobre a importância de respeitar todas as regras. Esperamos, ainda, que esses alunos atuem como multiplicadores, transmitindo o conhecimento para seus familiares com objetivo de um trânsito mais humanizado”, afirmou o coordenador pedagógico da escola Lucas do Amaral Evangelista.

Segundo ele, a “Cidade do Trânsito” está inserida dentro de um amplo projeto educativo da escola, o “Cidadão do Trânsito Mirim”. O projeto iniciou-seem março, quando o tema foi inserido no programa de aulas. Em abril, os alunos percorreram o entorno da escola para detectar situações de risco no trânsito. O relatório chegou à Secretaria de Mobilidade Urbana, que tomou providências para melhorar a sinalização do local.

Para o estudante do 5º ano Pedro Henrique de Oliveira, de 10 anos, a iniciativa foi bem “interessante”, sobretudo pelo fato do trabalho ser realizado em grupo. “As crianças aprendem sobre o trânsito desde cedo e usarão esse conhecimento quando se tornarem adultas”, disse.

A colega de classe Nicole Caroline Ribeiro Silva, também de 10 anos, que ajudou a montar a lojinha da cidade, estava feliz com o resultado do projeto. “Essa ideia foi excelente. Agradeço aos professores que fizeram tudo isso com muito amor e carinho”, comentou.