INCLUSÃO
Cerimônia oficial abre os Jogos Municipais Adaptados
12/05/2017 | 15h59
Cerimônia oficial abre os Jogos Municipais Adaptados

Uma cerimônia emocionante marcou a abertura dos Jogos Municipais Adaptados, na manhã de hoje (12). O Ginásio de Esportes Vô Lucato recebeu as delegações das sete entidades participantes da competição, além de familiares e amigos. Alunos da Emeief Limeira também prestigiaram o evento. Os jogos são promovidos pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. O intuito é mostrar o trabalho realizado em atividades físicas e esportes nas instituições, além de proporcionar troca de experiências e convivência entre atletas e familiares. As disputas ocorrem na próxima semana, de 15 a 17 de maio.

Na ocasião, houve apresentação do solo de ginástica rítmica da atleta Érika Raíza, que representou Limeira na 3ª edição dos Jogos Latinos-Americanos, no Panamá. O grupo Proesa de Ginástica Rítmica também se apresentou. Ocorreu, ainda, apresentação de dança em cadeira de rodas. A música ficou por conta da Banda da Apae. Um representante de cada entidade carregou a tocha, e a Pira Olímpica foi acesa por Jorge Roberto dos Santos, do Inclusivo Clube Paradesportivo. O juramento dos atletas foi proferido por Luís Irineu, da Ainda (Associação Integrada de Deficientes e Amigos).

O prefeito Mario Botion frisou que é um compromisso do seu governo promover a inclusão. “Os jogos são uma oportunidade importante para os atletas, mas também um momento de motivar a sociedade a ter um olhar mais inclusivo e menos restritivo às pessoas com deficiência”, falou. Botion agradeceu a confiança dos pais e familiares no trabalho desenvolvido pelo município. Os secretários Luiz Augusto Zanon (Esporte e Lazer) e André Luiz de Francesco (Educação), a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Kédima Silva, e vereadores estiveram presentes no evento.

ATLETAS

O atleta Luís Gustavo Bianchi, 20, conta que está ansioso pela prova de ciclismo. É a segunda vez que ele compete nos jogos. “Eu gosto bastante de bicicleta, é legal participar”, diz. Douglas Robinho, 28, disputa as provas de natação desde a primeira edição da competição, e esse ano também participará do ciclismo. “Houve evolução ao longo do tempo, tanto na estrutura dos espaços quanto na composição do quadro de atletas, isso é muito importante”, diz. Para ele, uma competição municipal é fundamental para motivar os atletas.

Robinho também participa de provas de natação nos níveis regional e nacional, é atleta de paratriathlon e está se especializando também no ciclismo. “O esporte é muito importante para a qualidade de vida, e de forma especial às pessoas com deficiência, contribui com a autoestima e sentimento de superação”, diz.

As sete entidades participantes da competição são: Anel (Associação de Nadadores de Limeira), Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Aril (Associação de Reabilitação Infantil Limeirense), Proesa (Programa de Esportes Adaptados da Prefeitura de Limeira), Alamm (Associação Limeirense de Autismo Mundo Melhor), Ainda (Associação Integrada de Deficientes e Amigos) e Inclusivo Clube Paradesportivo. No total, 176 atletas disputarão os jogos. A primeira edição da competição, em 2015, contou com 81 participantes e no ano passado foram 114. As modalidades serão tênis de mesa, natação, atletismo, ciclismo adaptado e futsal.

Confira a programação:

Ciclismo: segunda-feira (15), 8h