ARTE
Espetáculos encerram Mostra Municipal de Teatro neste fim de semana
12/05/2017 | 11h30
Espetáculos encerram Mostra Municipal de Teatro neste fim de semana

A Mostra Municipal de Teatro 2017 encerra suas apresentações com “Um Artista de Fome” e o espetáculo convidado “Vidas Secas”, no Teatro Vitória. As apresentações são gratuitas e abertas à população. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

No sábado (13), às 20h, a Sarcástica Companhia apresenta “Um artista da fome”, com classificação para 14 anos. Publicado no ano de sua morte, o conto abre a coletânea de Kafka. A história trata de um jejuador profissional - segmento artístico há tempos esquecido que consistia em voluntários capazes de passar dias ou meses sem colocar sequer uma migalha de comida na boca. O jejum é a grande façanha de sua vida, mas o recorde do Artista é sempre interrompido pelo público que, após 40 dias, perde o interesse na atração. O herói solitário e marginalizado da literatura kafkiana adquire nesta narrativa um tom quase profético: reflexo de nossa sociedade imediatista e virtual, ávida pela novidade e escrava da fugacidade.

A Mostra é encerrada com o espetáculo “Vidas Secas” que acontece no domingo (14), às 19h, com realização de Caravan Maschera - ProAC. Na montagem, as palavras de Graciliano Ramos são traduzidas em imagens, em bonecos e em situações de tensão corporal e musical. Para os membros da Cia Caravan Maschera, a adaptação da obra de Graciliano Ramos é “imprescindível” na atualidade, mas o espetáculo construído não tem a proposta de “ilustrar” a temática do autor. A ideia é suprimir a palavra, dando espaço para que o próprio público possa imaginar personagens e situações vividas na trama, recriando o contexto da obra. A peça também ressalta a “incomunicabilidade” e a “extrema repressão psicológica, física e emocional” que é exercida por um “contexto social, econômico e racial que ultrapassa as fronteiras do sertão nordestino do Brasil”.

No último dia de apresentações será conhecido o espetáculo selecionado para representar Limeira no Festival Nacional de Teatro. A Mostra foi acompanhada pelos orientadores Washington Poppi, Romualdo Sarcedo e Carlos Alberto Bueno de Camargo.

Os ingressos para os espetáculos podem ser retirados na bilheteria do Teatro Vitória uma hora antes do evento. Agendamentos devem ser realizados pelo telefone 3441-7905.