RETOMA LIMEIRA
Botion e Farid anunciam novidades da programação cultural 2022
13/04/2022 | 16h44
Botion e Farid anunciam novidades da programação cultural 2022

O prefeito Mario Botion e o secretário de Cultura José Farid Zaine participaram nesta quarta-feira (13), da coletiva de imprensa “Retoma Cultura”, em que foram apresentadas as novidades sobre o retorno das atividades culturais que compõem o calendário de Limeira. Entre elas, estão o projeto Festa da Literatura e o Programa Oficinas Culturais, que já está com inscrições abertas ao público para diversas ações culturais, e o retorno da Festa da Coxinha, sucesso em 2019, agora em quatro dias.

Sobre o Programa Oficinas Culturas, realizado totalmente com recursos municipais e desenvolvido conforme pesquisa de demanda, Botion e Farid reforçaram que são mais de 800 vagas gratuitas para dezenas de cursos culturais que envolvem 24 profissionais limeirenses e 15 bairros, sendo eles: Centro, Jardim Aeroporto, Parque Nossa Sra. das Dores, Jardim Santo André, Residencial Rubi, Jardim Ipiranga, Jardim Santa Adélia, Parque Hipólito, Jardim Residencial Santina Paroli Peccinino, Jardim Residencial Roseira, Jardim Vista Alegre, Vila Paraíso, Bairro Rural dos Pires, Vila São João e Parque Residencial Belinha Ometto.

“Desde o início da gestão buscamos descentralizar ações, levando atividades culturais para todos os cantos do município. O programa Oficina Culturais foi desenvolvido com recursos próprios, ampliando o serviço que era oferecido pelo Estado nos anos anteriores”, enfatizou o prefeito.

Acerca da Festa da Literatura, com data de realização a ser definida, no Palacete Levy, Farid garantiu que a iniciativa será destinada aos amantes da literatura, bem como aos escritores, envolvendo entidades que atuam neste sentido. “A pandemia privou-nos das atividades presenciais e, apesar de nunca termos parado, agora retomamos os eventos presenciais com novidades. Uma delas é a Festa da Literatura que trará um concurso nacional de poemas para lançamento de um livro”, explicou Farid.

Em abril, o destaque fica para a XXX edição da Via-Sacra que teve sua pré-estreia no último dia 10, no Jardim São João, e que ainda traz três apresentações, dias 14, 15 e 16, no Teatro Vitória “Emiliano Bernardo da Silva”. No mês de maio, o destaque fica para a festa do Dia do Trabalhador (1º) que acontece no Horto Florestal; a 16ª Mostra Municipal de Teatro, realizada entre os dias 10 e 15, no Teatro Vitória; e o  Dia Municipal da Cultura Caipira (15), no Bairro Jaguari, com a participação de três orquestras de violeiros mais pratos da culinária caipira.

Em junho, é realizado o Verso e Voz, nos dias 9 e 10, e a Mostra Municipal de Dança, nos dias 11, 12, 15, 16 e 17, ambas as atividades acontecem no Teatro Vitória. O mês traz ainda a Festa Junina Municipal nos dias 24 e 25, em local que ainda será definido.

O mês de julho é marcado pelo 19º Canta Limeira, nos dias 22 a 24, no Parque Cidade e no Teatro Vitória. Já em agosto, acontece o Voz Maior - Concurso de Música da Maior Idade (5), no Teatro, e o 16° Festival Nacional de Teatro, entre os dias 14 e 21, no Teatro Vitória, Praças e Escolas da cidade.

Em celebração ao aniversário de Limeira, em setembro, nos dias 15 a 18, o Parque Cidade recebe a 2ª edição da Festa da Coxinha, agora com ampliação da estrutura e dos dias de evento. E o Museu Major José Levy Sobrinho realiza o Concurso Cultural Patrimônios de Limeira, de 14 de setembro a 21 de outubro. O mês traz ainda concerto de aniversário da Orquestra Sinfônica de Limeira.

Em outubro, acontece o Voz de Estudante (7), no Teatro, e a festa de Dia das Crianças (12), no Horto Florestal. Novembro traz o Salão Limeirense de Arte Contemporânea (SLAC) entre os dias 4 e 18, no Museu. Finalizando o ano, em dezembro, acontece o projeto Canções Iluminadas, com datas que serão definidas futuramente, na Praça Toledo Barros.

Por fim, Farid destacou as temporadas da Orquestra Sinfônica, bem como a agitada agenda do Teatro Vitória e as parcerias com a Secretaria de Estado da Cultura, além das agendas das bandas centenárias que se apresentam no coreto da Praça Toledo Barros, Arthur Giambelli e Henrique Marques, e do apoio musical nas mais de 500 festas populares realizadas no município, com cadastro de 30 artistas e bandas.