Palestra alerta pais sobre os riscos da automedicação
04/05/2017 | 17h25
Palestra alerta pais sobre os riscos da automedicação

Pais de alunos do Centro Infantil Vereador Rubens Pinheiro Alves, mantido pela Prefeitura de Limeira, participaram nesta quinta-feira (4), de uma palestra sobre automedicação. O evento ocorreu em dois períodos, com o objetivo de prevenir essa prática. Segundo a enfermeira da Secretaria de Saúde, responsável pela apresentação do tema, a automedicação pode trazer sérias consequências à saúde das crianças.

“É muito importante que os pais não ofereçam medicamento por conta própria às crianças. Há risco do aparecimento de alergias (no caso de antibióticos), de superdosagem e até mesmo de óbito. Por outro lado, o remédio administrado pode ser ineficaz para combater a doença”, ressaltou Karina. Ela observou, ainda, que a automedicação é uma situação frequente, sobretudo quando a criança apresenta febre repentina ou dor de garganta. “A febre é um sinal de que algo não vai bem no organismo da criança. A recomendação é levá-la ao médico ou ao pronto-socorro.”

A diretora da escola, Cláudia Camargo Sertori, afirmou que a ideia de abordar o tema com os pais surgiu como forma de alerta. “Recebemos muitas famílias novas na escola neste ano, sendo que boa parte dos pais é bem jovem. Atualmente, atendemos cerca de 100 alunos, de zero a três anos, e percebemos a necessidade de oferecer orientação”, frisou.

SAÚDE DA MULHER

Amanhã (5), a Secretaria de Saúde promove mais uma palestra, desta vez, sobre a saúde da mulher. Serão abordados os cuidados com a saúde em todas as fases da vida e especialmente no período de gestação. O evento é aberto ao público e ocorre às 19h, no salão da Comunidade São João Evangelista, na Rua Dona Ângela Fronza Salviatti, no Jardim Novo Horizonte.