Talentos da Prefeitura de Limeira recebem Troféu Fumagalli 2021
06/12/2021 | 17h03
Talentos da Prefeitura de Limeira recebem Troféu Fumagalli 2021

A enfermeira e supervisora de Pronto Atendimento da Secretaria de Saúde, Fernanda Cantão Silva, de 37 anos, e a professora Juliana Carolina de Souza, de 38 anos, ambas servidoras da Prefeitura de Limeira, receberam no sábado (4) o Troféu Fumagalli 2021. A premiação é considerada uma das mais respeitadas e tradicionais do município. Fernanda foi premiada na categoria “saúde/profissionais que atuaram no combate ao coronavírus” e Juliana, na categoria “professor/destaque – Ensino Fundamental”.

Fernanda está na prefeitura desde 2014 e na pandemia, coordenou o Pronto Atendimento da Unidade de Referência Coronavírus. “Atuar na linha de frente contra o coronavírus foi um grande desafio, e ao mesmo tempo, uma experiência gratificante pelo aprendizado proporcionado”, comentou.

Formada em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, Fernanda tem pós-graduação em Saúde da Família, pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e MBA em Gestão Escolar, pela Esalq/USP. “Receber esse prêmio foi emocionante. Me sinto honrada em fazer parte dessa história e representar a categoria de enfermagem na luta contra a Covid-19”, afirmou.

Juliana, por sua vez, é professora de Língua Portuguesa na Emeief Profª Maria Ap. de Luca Moore, onde dá aulas para os alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. Há 20 anos no magistério municipal, é formada em Pedagogia pela Uniararas, e tem duas especializações pela Faculdade São Luis, uma em Psicopedagogia e outra em Educação Especial. Atualmente, cursa o segundo ano da faculdade de Letras da Unip.

Durante a pandemia, Juliana foi convidada pela Secretaria de Educação para elaborar os Roteiros Pedagógicos Oficiais – os kits pedagógicos que eram entregues aos alunos da rede. Ainda na quarentena, participou da organização de diversas lives, entre elas, com o renomado escritor Pedro Bandeira. “Foi uma surpresa receber esse prêmio. Porém, não atribuo esse reconhecimento só a mim, meu trabalho é resultado de uma construção coletiva de uma grande equipe”, frisou.

A premiação

O Troféu Fumagalli surgiu em 1959 e teve como idealizadores o empresário Sebastião Fumagalli e o jornalista Ary Bagnoli. A premiação visa demonstrar o respeito ao ser humano, valorizando sua capacidade de criar ferramentas para um mundo melhor. Realizada anualmente, revela os destaques nas mais diversas áreas.

Neste ano, também foram laureados, Leandro Dantas Carvalho Breda, dra. Maria Beatriz Bonin Caraccio, Luciana Antunes Barbosa, Edson Camilo de Amorim, Beatriz Amaral, Elisa Ferreira Crispim, João Victor Pimentel Pierrotti, Luiza Sanches Gonçalves e Grupo de Iniciação Científica FCA/Unicamp. Também houve uma homenagem póstuma ao professor Jorge Luis de Almeida.