Tratado pelo Zoo, ouriço retorna ao seu habitat
04/05/2017 | 12h10
Tratado pelo Zoo, ouriço retorna ao seu habitat

O Zoológico Municipal e o Pelotão Ambiental devolveram hoje (4) à natureza um ouriço-cacheiro (Coendou prehensilis). A soltura do animal aconteceu em uma área verde, no Bairro dos Pires, próximo ao local onde ele foi encontrado. “Esta ação é significativa e destaca a importância da preservarmos os animais e o meio ambiente. Aqui ele está em seu habitat”, disse o chefe do serviço veterinário do Zoológico Municipal, Danielo Mazon.

O ouriço foi levado ao Zoo em janeiro. Ele foi localizado por uma moradora do Bairro dos Pires. “O animal, diagnosticado com miíase – infestação da pele por grande quantidade de larvas da mosca varejeira, estava bem machucado. Provavelmente ocorreu um acidente com cachorro”, explicou Mazon.

Segundo o veterinário, o ouriço é adulto, macho e pesa aproximadamente dois quilos. Na fase de reabilitação, o animal recebeu tratamento clínico com medicamentos (antibiótico), limpeza da área afetada, curativos e alimentação especial. Depois, foi feita a readaptação do animal para que ele pudesse retornar ao seu habitat.

O Zoológico realiza o trabalho de recuperação de animais silvestres nativos em parceria com o Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM). “A população deve entrar em contato pelo 153 sempre que tiver a necessidade de resgatar um animal”, disse o GCM Ângelo.