POLÍTICAS PÚBLICAS
Nair Bello recebe evento sobre Serviço Social na Educação
03/05/2017 | 17h28
Nair Bello recebe evento sobre Serviço Social na Educação

A Prefeitura de Limeira, o CRESS (Conselho Regional de Serviço Social - Seccional de Campinas) e o Gepesse (Unesp de Franca) promovem nesta sexta-feira (5) o Encontro Estadual de Serviço Social na Educação: Política de educação em análise, experiências profissionais e os desafios da profissão. O evento ocorre no teatro Nair Bello, localizado no Parque Cidade, das 8h às 17h e tem como objetivo discutir a política de educação brasileira sob a perspectiva da formação humana e os desafios do Serviço Social. 30 municípios paulistas estão inscritos. O encontro integra as comemorações dos 20 anos do setor de Serviço Social Escolar da Secretaria de Educação, que é referência nacional.

Os trabalhos serão abertos às 8h30, pelo prof. dr. Ney Luiz Teixeira de Almeida (Uerj) e pelo professor Ivo Tonet (Ufal), que abordarão o tema “Os desafios contemporâneos do Serviço Social na Política de Educação Brasileira. A mediação será da profa. dra. Eliana Bolorino Canteiro Martins (Unesp/Franca). Na sequência, haverá um debate com participação do público presente.

No período da tarde, às 13h30, haverá um novo debate sobre “O Serviço Social na educação: experiências de trabalho no Estado de São Paulo”, com participação de representantes de Limeira, Franca e Campinas. A partir das 15h, o estão previstas três oficinas, são elas: “Gestão democrática e participação da família na escola”; “Política de educação e a intersetorialidade no território da escola”; e “Educação especial: a inclusão de crianças com deficiência na rede regular de ensino”. O enceramento do evento ocorre às 16h30, mediante consideração final dos presentes.

SERVIÇO SOCIAL EDUCACIONAL

A equipe do setor de Serviço Social Escolar em Limeira conta com 39 assistentes sociais, além de duas estagiárias e três assistentes administrativos. A equipe atua em toda a política municipal de educação, com foco em três aspectos principais: o desenvolvimento integral do aluno, a permanência na escola e o acesso à educação.

Para a coordenadora do setor, Maria Helvira Andrade, a principal contribuição para a cidade nesses 20 anos de atuação é a diminuição da evasão escolar, ampliação de vagas em creche, a participação da família na escola e a garantia dos direitos sociais dos alunos e de suas famílias no acesso às políticas públicas.

A experiência deste setor tornou-se referência nacional na área do Serviço Social e objeto de estudos de inúmeras pesquisas.