Notícias
PREVENÇÃO
Campanha contra sífilis congênita realiza 158 exames
02/05/2017 | 17h06
Campanha contra sífilis congênita realiza 158 exames

A campanha da Prefeitura de Limeira contra sífilis congênita (quando a mãe transmite a doença para o bebê durante a gravidez) terminou na última sexta-feira (28), com 158 exames realizados e quatro casos diagnosticados (todos do sexo masculino).

O coordenador da Atenção Básica, Lucas Santos, afirmou que as pessoas que receberam o exame positivo devem procurar o quanto antes o Centro de Saúde da Família (CSF) mais próximo para receber atendimento. Para reforçar essa necessidade, os CSFs farão a busca ativa desses pacientes e de seus parceiros. “Os parceiros também devem ser tratados para interromper a cadeia de transmissão da doença”, alertou.

O tratamento varia de acordo com o resultado do exame e do quadro clínico do paciente. Geralmente, são aplicadas de duas a seis doses de penicilina, ao longo de até três semanas. Apesar de ser um tempo relativamente curto, o coordenador afirmou que não é raro o abandono da medicação.

Apesar do término da campanha, o exame para detectar a sífilis, assim como outras doenças sexualmente transmissíveis, estão disponíveis nos CSFs e no Semil (Serviço Especializado em Moléstias Infectocontagiosas), localizado na rua Sergipe, 906, na Vila Cláudia. Não é necessário marcar consulta, basta que o paciente procure o enfermeiro para retirar o pedido do exame e informar-se sobre o horário de coleta. É obrigatória a apresentação do Cartão SUS e documento de identificação.


 

Notícias recomendadas para você