DEBATE
Conferência reforça necessidade de enfrentamento e prevenção às drogas
26/04/2017 | 17h38
Conferência reforça necessidade de enfrentamento e prevenção às drogas

O prefeito Mario Botion participou nesta quarta-feira (26) da abertura da 2º Conferência Municipal de Políticas de Prevenção e Enfrentamento às Drogas, promovida pelo Conselho Municipal Antidrogas (Comad), com apoio da Prefeitura de Limeira e do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal). Além dos debates, houve eleição dos novos conselheiros por parte da sociedade civil. O evento ocorreu na Câmara Municipal e contou com ampla participação de representantes de todos os segmentos envolvidos no tema.

Botion ressaltou que o poder público deve ficar atendo às questões que envolvem a saúde pública, incluindo a drogadição. Ele frisou que a prefeitura reunirá todos os esforços na busca de soluções para a prevenção e o enfrentamento às drogas. “Se plantarmos boas sementes, teremos bons frutos. Tenho certeza de que o Comad tem esse entendimento”, comentou.

A vice-presidente da Câmara, Mayra Costa (PPS), falou sobre a satisfação de acolher a conferência no plenário. A vereadora agradeceu o apoio da prefeitura, bem como de todos os colaboradores. “Esse trabalho ainda é cercado de muito preconceito. Temos de fazer o enfrentamento às drogas”, disse. O presidente do Comad, Lionaldo Marçal de Oliveira, por sua vez, discorreu sobre os três objetivos da conferência, conscientização, comprometimento e confiança. “Precisamos levar à população a ideia de que o uso de drogas é uma doença”, disse.

Após a abertura, houve uma palestra sobre o tema com a psicóloga responsável pela Coordenadoria Setorial de Políticas de Prevenção ao Uso de Drogas da Prefeitura de Campinas, Josiane Heloisa de Campos Lourenço. Ela ressaltou a importância do Comad como instrumento de articulação e participação democrática nas decisões e prioridades das políticas públicas. “A responsabilidade no enfrentamento e prevenção às drogas é de todos. Os distúrbios e sequelas ocasionados pelo abuso de álcool e outras drogas têm se destacado em todo mundo. Como consequência, temos o aumento da violência e do crime organizado”, observou.

Outro aspecto abordado pela psicóloga foi a adoção de políticas de saúde voltadas aos usuários, que oferecem atendimento e não punição. Segundo ela, países como Argentina, Brasil, México, Uruguai e algumas regiões dos EUA têm feito ajustes na legislação para evitar que usuários sejam encaminhados à prisão. “O encarceramento do adicto é ineficaz, pois não trata a doença. As ações de repressão devem ser focadas no crime organizado e não no usuário”, disse.

Após a palestra, os presentes dividiram-se em grupos para discutir os desafios vivenciados no segmento. O resultado irá nortear o trabalho desenvolvido pelo Comad nos próximos dois anos. Na sequência, houve a eleição dos novos conselheiros do Comad, por parte da Polícia Militar; Comunidades Terapêuticas; Grupos de apoio a dependentes químicos; Associações de Moradores; Instituições de Ensino; Diretoria Regional de Ensino; Conselhos ou Associações de Pais e Mestres; Conselho Tutelar e Movimentos Sociais.

O evento recebeu a participação do secretário Francisco Alves da Silva (Segurança Pública e Defesa Civil), da assessora executiva da Secretaria de Saúde, Sílvia Della Riva (representando o secretário da pasta, Gerson Hansen Martins), da presidente do Ceprosom (Maria Aucélia Damaceno), e dos vereadores Carolina Pontes (PSDB), Erika Tank (PR) e Wagner de Souza Rodrigues Costa (PPS).