BEM-ESTAR ANIMAL
Prefeitura amplia serviço de castração de animais
25/04/2017 | 18h20
Prefeitura amplia serviço de castração de animais

A Prefeitura de Limeira, por meio do Departamento de Proteção e Bem Estar Animal (DPBEA) ampliou o número de castrações de cães e gatos. Atualmente estão sendo realizados 25 procedimentos por semana  para animais errantes e adotados pelo departamento, sendo que 15 dessas vagas são oferecidas para as três ONGs que atuam na cidade: Associação Limeirense de Proteção a Animais (Alpa), Grupo de Proteção aos Animais Carentes (GPAC) e Associação Amigos dos Animais. Cada entidade tem disponível por semana cinco vagas para o serviço de castração.

“Essas vagas são destinadas aos animais de rua, que foram abandonados e são assistidos pelas ONGs. No caso dos cães e gatos que estão abrigados no departamento, a maioria já está castrada, microchipada e vacinada, portanto prontos para a adoção”, explicou a diretora do DPBEA, Cristiane Kucska Masutti.

O agendamento do serviço é feito pelos responsáveis das entidades diretamente com o Departamento de Proteção e Bem Estar Animal,localizado na Rua Professor Solon Borges dos Reis, nº 1606, Jardim Campos Elíseos.Mais informações pode ser obtidas no telefone: Fone: 3443-1606.

"Um dos maiores  desafios enfrentados pelo DPBEA é causado pelo abandono de animais, por isso a necessidade de trabalhar a posse responsável com seus tutores, juntamente com a responsabilização de quem os abandona. O abandono  de animais é crime, previsto pela Lei Federal 9605/98 de Crimes Ambientais e prevê pena de um ano de detenção, além de multa. Para coibir este crime, estamos trabalhando novas medidas junto à Guarda Civil Municipal para mais ações conjuntas", destacou o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Paulo Trigo.

Consultas

O Departamento de Proteção e Bem Estar Animal também realiza 10 consultas por dia, mediante a retirada prévia de senhas. Antes do agendamento da consulta, os interessados também devem participar de uma breve palestra sobre posse responsável com objetivo de conscientizar os tutores sobre os cuidados, vacinação, doenças, entre outras informações. O animal também é obrigatoriamente microchipado. A microchipagem é feita gratuitamente e é oferecida independentemente da consulta, todos os dias das 8h às 16h, no DPBEA. A ação contempla a nova politica de educação para a posse responsável e engloba cuidados gerais e a legislação vigente contra abandono e maus-tratos.