LEITURA
Escola reinaugura biblioteca
18/04/2017 | 16h36
Escola reinaugura biblioteca

A Emeief Maria Apparecida de Luca Moore reinaugurou na manhã desta terça-feira (18), a Biblioteca Monteiro Lobato. O acervo de 8 mil exemplares agora está organizado em setores, como pesquisa e literatura. Além disso, o espaço também conta com o setor de contação de histórias e mesas de estudos. A decoração das paredes ficou por conta do artista limeirense Paulo Medo. A sinalização visual contou com apoio da empresa Ajinomoto.

O evento contou com a presença da assessora executiva da Secretaria de Educação, Maura Mazzei, e da diretora da unidade escolar, Adriana Motta. A secretária de Habitação, Marcela Siscão, que havia feito o projeto arquitetônico quando funcionária da Educação, prestigiou a reinauguração. As contadoras de histórias Tania Geraldello e Mara Belo apresentaram para os alunos presentes as Memórias da Emília, de Monteiro Lobato. O escritor Otacílio Monteiro, que também estava presente, escreveu o poema Corpo Fechado para a ocasião.

Adriana ressalta que a biblioteca é o espaço mais bonito da escola, para que o aluno perceba que é o mais importante. “Investir na biblioteca é a nossa estratégia para o enfrentamento da dificuldade de proficiência leitora dos alunos”, diz. A diretora também frisa que esta é a primeira etapa de um projeto institucional de leitura. “Temos trabalhado com os professores um planejamento para que ao final do 5º ano, o aluno tenha tido contato com 20 obras obras clássicas da literatura infantojuvenil.”

Na área externa da escola, foi colocada uma “geladeiroteca” e uma estante de revistas, para que pais, alunos e comunidade possam ter mais contato com materiais escritos. De acordo com Adriana, pesquisas apontam que essa proximidade contribui com o bom desempenho escolar dos alunos.

INTEGRAÇÃO

A Biblioteca Monteiro Lobato passa a contar ainda com software compatível com a Biblioteca Pedagógica, da Secretaria de Educação. Isso significa que será possível compartilhar serviços e promover intercâmbio de obras. A Emeief Maria Aparecida Machado Julianelli também já conta com esse sistema, e outras nove escolas devem ser integradas nos próximos meses. A coordenadora da Biblioteca Pedagógica, Taciana Alvares, diz que além dos alunos, os professores também são beneficiados com a novidade. “Temos um amplo acervo de material para formação continuada dos educadores da rede municipal de ensino”, fala.