EXECUTIVO
Prefeitura e Unicamp discutem parcerias em projetos de extensão
18/04/2017 | 16h02
Prefeitura e Unicamp discutem parcerias em projetos de extensão

A atual administração, por meio do secretário de Comunicação Social Antonio Peres e da presidente do Centro de Promoção Social (Ceprosom) Maria Aucélia Damaceno, estiveram reunidos na manhã de hoje (18), com professores Anibal Azevedo e Gustavo Salati de Moraes e alunos de diferentes cursos de graduação dos campi da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e Faculdade de Tecnologia (FT) - ambas em Limeira - no Paço Municipal. Foram discutidas possíveis parcerias entre a universidade e o poder público, buscando melhorias para a comunidade.

O encontro de hoje é a continuidade de uma série de conversas e tratativas que acontecem desde o começo do mês entre os estudantes e diferentes secretarias da Prefeitura. O objetivo principal é viabilizar a execução dos projetos de extensão desenvolvidos na universidade até a comunidade localizada no entorno dos campi, mais especificamente nos bairros Morro Azul e Jardim Nova Itália. “Essa é uma orientação da atual administração que visa essa aproximação”, explicou Peres.

Em breves explanações, alunos e docentes da Unicamp/Limeira apresentaram parte de seus projetos de extensão que, segundo eles, podem ser utilizados pelo município – especialmente nas áreas de administração pública, nutrição e ciências do esporte. Após ouvi-los atentamente, representantes do Executivo explicaram que uma avaliação será feita no sentido de adequá-las às demandas da Prefeitura para que elas sejam colocadas em prática.

Uma das parcerias já firmadas entre a Prefeiturae a Unicamp, é o Cursinho Pré-Vestibular Colmeia. As aulas são ministradas por alunos da Unicamp, em um espaço localizado no Centro Comunitário do Jardim Morro Azul. Podem se inscrever estudantes com ensino médio completo ou que estejam cursando o 3º ano, que não sejam portadores de diploma de curso superior e residam em Limeira. Os candidatos também devem comprovar renda familiar mensal “per capita” de até dois salários mínimos.

PROJETOS

Um outro assunto abordado na reunião foi a intensificação de campanhas de comunicação que combatam a violência contra a mulher na cidade – medida já adota desde o início do governo Mario Botion. Uma iniciativa específica utilizando estratégias de comunicação integrada será utilizada e implementada conjuntamente com todos os envolvidos.
Outra ação que já está em andamento por parte dos alunos é uma pesquisa com moradores no entorno dos campi para levantar as demandas daquele grupo e, assim, adequar os projetos de extensão às necessidades daquela população. “Vamos reforçar as parcerias já existentes e ampliar os serviços na medida em que houver possibilidades de parceria, conforme ”, citou Peres.