Secretário de Saúde reúne-se com profissionais do Mais Médicos
13/04/2017 | 18h29
Secretário de Saúde reúne-se com profissionais do Mais Médicos

O secretário de Saúde de Limeira, Gerson Hansen Martins, recebeu nesta quinta-feira (13), no Paço Municipal, os novos profissionais do programa Mais Médicos, do Governo Federal. O secretário pediu a colaboração dos médicos, principalmente no desenvolvimento de iniciativas de prevenção nos Centros de Saúde da Família (CSF) onde irão atuar.

Na oportunidade, o secretário fez uma explanação sobre os programas de prevenção realizadas pelo município, entre eles, o Outubro Rosa (campanha de prevenção do câncer de mama) e o Novembro Azul (campanha de prevenção ao câncer de próstata). Dr. Gerson também falou sobre os exames disponíveis na rede e protocolos de atendimento.

As diferenças entre as bases da medicina no Brasil (voltada à especialização) e de Cuba (mais generalista) também foram abordados pelo secretário. Ele destacou o perfil do médico cubano, no sentido de ouvir as queixas do paciente, e afirmou que eles estão ajudando ampliar a atenção básica no Brasil. “Nossa secretaria está aberta para recebê-los. Sintam-se acolhidos”, disse.

Os novos médicos, todos originários de Cuba, fazem parte da segunda fase do Mais Médicos. Três deles chegaram ao país em outubro passado. Outros seis estão no município há apenas 15 dias e começam a trabalhar nos CSFs na próxima semana.

É o caso da médica Ilieet Herreria Rojas, de 30 anos, que assumirá o posto na próxima segunda-feira (17). Apesar de ter deixado o marido e uma filha em Cuba, ela disse que está gostando de Limeira e já conseguiu providenciar moradia com o auxílio da prefeitura. “Espero atuar para melhorar a saúde da população brasileira”, afirmou.